O que é crowdsourcing??

O que é crowdsourcing??


 O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias.

Exemplos de produtos obtidos através do crowdsourcing, youtube, wikipedia,o sistema operacional Linux e o navegador Firefox, que foram criados por um exército de voluntários ao redor do mundo.

crowdsourcing
Crowdsourcing é um modelo de criação e/ou produção, que conta com a mão-de-obra e conhecimento coletivos, para desenvolver soluções e criar produtos.

Até meados desta década, a moda era o outsourcing. As empresas se perguntavam “para que vou ter o trabalho de fazer algo que outra empresa faz melhor e mais barato?” e então contratavam essas empresas. Inúmeras empresas de outsourcing foram surgindo com diversas soluções e preços. E agora, para quem a empresa terceiriza este serviço? Como saber qual a melhor? Quanto tempo gastar procurando?

No modelo do crowdsourcing, a empresa consulta a nuvem (crowd) de produção, anuncia seu problema e determina um preço. Este processo tem o nome “broadcasting“. As pessoas e empresas desta nuvem surgem com as propostas (ou com a solução pronta) e você escolhe a melhor. E essas soluções podem vir desde amadores até os mais experientes.

E com a Internet, ficou fácil de organizar essas comunidades, daí que vem sua popularização. A idéia ainda não é muito popular no Brasil, mas muito difundida nos EUA

Exemplos de crowdsourcing:
  • istockphoto.como sistema armazena milhões de fotos de milhares de fotógrafos. Hoje não é preciso contratar um fotógrafo. Basta entrar no site, pesquisar e comprar a foto.
  • Netflixuma locadora  nos EUA que aluga filmes pela internet. Anunciaram o prêmio de 1 milhão de dólares para qualquer pessoa que elaborar um algoritmo de recomendação pelo menos 10% melhor que o atual.
  • Fiat Mioa Fiat lançou recentemente no Brasil uma rede social para seus consumidores poderem opinar e projetar um novo carro conceito.
O youtube tornou-se um vídeoteca fantástica através de ações coletivas em conjunto. Hoje pode aprender, estudar, conhecer ou se entreter no youtube.

Mas antes de fazer uso deste modelo, tenha cuidado. Veja se não está havendo exploração de mão-de-obra, se a proposta de valor é boa para ambas as partes. Seja ético, sempre.

Mídia social: esqueça a mídia, pense no social.

Mídia social: esqueça a mídia, pense no social.

por Mariela Castro

Foto: Pablo Gomes

Você já parou para pensar que mídia social, na verdade, nada mais é do que a transposição para o imenso universo virtual de algo que é precioso desde sempre na vida real: relacionamento? Pode ser uma maneira simplista de encarar as inúmeras possibilidades de conexão e alcance da sua mensagem na internet, mas no fundo é muito parecido. O que muda é a escala, agora  muitíssimo maior.

Graças ao relacionamento, você confia em determinada loja ou produto. Graças ao relacionamento, você acredita mais no que dizem seus amigos do que nas propagandas que alardeiam as vantagens de alguma coisa. Graças ao relacionamento, você se sente valorizado, ouvido, respeitado como consumidor. Por fim, graças à combinação desses elementos todos, você vai se tornar fiel a uma marca.



Veja o exemplo dessa pequena loja de eletrodomésticos (foto) em São Martinho, município de colonização alemã com pouco mais de 3 mil habitantes, no sul de Santa Catarina. Ali, há uma técnica precisa de vendas, baseada na confiança que os clientes têm na mensagem que está na faixa: “A casa é modesta, o produto é bom e o preço também!”

O dono da loja sabe que, se a mensagem for falsa, clientes frustrados vão espalhar seu descontentamento com a velocidade da luz. Ele optou, então, por uma mensagem simples, direta e honesta — não está dizendo que seu preço é o mais baixo da cidade, nem que seus produtos são exclusivos, nada disso. Está respeitando o cliente. Que percebe isso.

Transportar para o mundo online essa qualidade de relacionamento até então só possível na convivência física é o grande desafio das empresas. Manter-se alinhado entre suas promessas feitas na web e o que o consumidor efetivamente encontra quando vai comprar seus produtos, eis o segredo.

LinkedIn: rota de ascensão profissional para jovens

LinkedIn: rota de ascensão profissional para jovens


Arvind Rajan,  vice-presidente de operações internacionais do 
LinkedIn (Divulgação)
Arvind Rajan, vice-presidente de operações internacionais do LinkedIn (Crédito: Divulgação)


O LinkedIn, maior rede social exclusiva para profissionais do mundo, caiu na graça dos jovens e hoje é referência entre os recém-formados que buscam oportunidades de dar início à carreira. Com mais de 65 milhões de integrantes – cerca de 1 milhão no Brasil – , o site, cuja sede fica em Mountain View, uma das mais importantes cidades do Vale do Silício, na Califórnia, segue sua expansão internacional e inicia de maneira cautelosa as operações no país.


Arvind Rajan, vice-presidente de operações internacionais do LinkedIn, esteve em São Paulo para explicar como será a atuação do site americano em solo brasileiro. A equipe de Rajan, sediada nos Estados Unidos, foi responsável por adaptar o site para o português, missão entregue no último dia 13. O executivo afirmou que não há previsão para a abertura de um escritório local, mas adiantou que o país tem uma importância significantiva no planejamento de expansão internacional da companhia.

O público-alvo do LinkedIn é abrangente e engloba profissionais de todas as áreas. Segundo Rajan, a média de idade dos usuários é 44 anos, embora tenha se percebido um considerável aumento de pessoas ainda em começo de carreira no site. Para o executivo, os jovens têm apostado na rede social e utilizado suas ferramentas para fazer seus primeiros contatos profissionais. Na entrevista a seguir, Rajan conta a VEJA alguns detalhes sobre a estratégia do LinkedIn no Brasil.

Quantos membros brasileiros há no LinkedIn? Por que investir na localização do site para o português?

Temos quase 1 milhão de usuários no Brasil. Uma das razões pelas quais decidimos entrar no mercado é por que percebemos uma movimentação de usuários brasileiros no site. Havia uma relação de compromisso entre esses membros, que participavam de cerca de 8.000 grupos dentro da rede. Esse público é interessante para o LinkedIn e foi então que pensamos em ter uma versão do site em português. O Brasil é hoje um importante país no cenário econômico global e sabemos que muitas empresas em todo o mundo querem negociar com companhias brasileiras.

Qual o público-alvo do LinkedIn no Brasil e no mundo?

Nosso público alvo são profissionais de todas as áreas e em todos os continentes. Há no mundo cerca de 500 milhões de profissionais e 65 milhões estão no LinkedIn. A média de idade entre nossos membros é de 44 anos, o que leva a crer que nossa base é formada por profissionais experientes, alguns de nível sênior. Percebemos também um crescimento no número de pessoas que estão começando a carreira. Para esse público, o LinkedIn é uma opção na hora de gerenciar a vida profissional por um longo período.

Como o LinkedIn mudou a forma das pessoas procurarem emprego?

O site mudou tanto a maneira como as pessoas procuram emprego como também a forma pela qual as empresas encontram talentos. Isso mostra que as mudanças ocorreram em ambos os lados. Para as companhias estão à disposição 65 milhões de profissionais em todo o mundo. Já os usuários podem buscar oportunidades em cerca de 500.000 companhias brasileiras e estrangeiras que possuem perfil na rede.  Nesses grupos estão funcionários de grandes empresas, que podem ser adicionados à rede de contatos facilmente.

Dados brasileiros sobre Redes Sociais

Dados brasileiros sobre Redes Sociais
redesosociais_ac
A Agência Click realizou um radar completo sobre o perfil dos brasileiros nas Redes Sociais que resultou nesse ótimo vídeo onde informações e dados super relevantes são expostos. Um filme que deve ser assistido por todos que gostam de Mídias Sociais.

9 ferramentas para analisar seu Twitter

9 ferramentas para analisar seu Twitter

ferramentas twitterFiz uma compilação de algumas ferramentas para analisar o seu Twitter nos mais diversos aspectos.
Acho que vai ser muito útil pra quem gosta de oferecer o melhor conteúdo (não só links) para seus seguidores.
Aproveitem e me sigam também: @rafamorawski 

1 – Confira quem postou algum link do seu blog ou site no Twitter
ferramentas twitter backtweets
Encontra mesmo os links convertidos com encurtadores de URL.
Me surpreendi com a quantidade de links que o pessoal colocou daqui!
Basta digitar o domínio que ele acha todos os links relacionados.
 
2 – Encontre os RT’s que fizeram de seus tweets
ferramentas twitter checkretweet
Digite seu nome de usuário e a ferramenta mostra todos os RT gerados dos seus tweets! (Agora o twitter colocou no perfil esta possibilidade)
Bom pra medir o impacto do que você twitta.
 
3 – Veja quem salvou seus tweets como favorito
ferramentas twitter favotter
Quase não usava essa funcionalidade de criar favoritos do Twitter até pouco tempo, mas tem sido bem útil ultimamente.
Com essa ferramenta você pode descobrir quem criou um favorito com um de seus tweets, além de ver qual foi ele, é claro.
 
4 – Descubra quais dos seus amigos não te seguem
ferramentas twitter friendorfollow
Quem você está seguindo e que não está te seguindo de volta?
Quem está te seguindo mas você não está seguindo de volta?
Descubra tudo isso com essa ferramenta!
 
5 – Faça buscas no Twitter quase em tempo real
ferramentas twitter topsy
Esse site busca nas conversações que estão acontecendo no momento os termos da busca, então os resultados saem bem atualizados.
Interessante para quem precisa pesquisar a repercussão alguma coisa.
 
6 – Veja o impacto de seus tweets
ferramentas twitter topsy
Descubra quais dos seus tweets fizeram pessoas te seguirem ou deixar de seguí-lo.
Basta colocar seu nick do Twitter e ele te mostra o impacto de cada um dos seus últimos tweets.
 
7 – Verifique se um usuário é bom ou não para ser seguido
ferramentas twitter twitchuck
A ferramenta pontua o usuário de acordo com uma série de dados, como o número de tweets, frequência de uso, quantas vezes já foi bloqueado, etc.
Muito bom pra quem não quer ficar lendo muitas bobagens.
 
8 – Veja dados da conta de um determinado usuário
ferramentas twitter twittercounter
Mostra graficamente a evolução no número de seguidores, amigos e tweets, além de dar previsões baseadas nesses dados.
 
9 – Estatísticas sobre os hábitos de twittar de um usuário
ferramentas twitter tweetstats
Com essa ferramenta é possível ver estatísticas do número de tweets por hora, por dia, por semana, por mês e até os outros usuários com quem este mais interagiu.

Acesso gratuito a Facebook no celular já funciona no Brasil


Acesso gratuito a Facebook no celular já funciona no Brasil


O Facebook fez acordo com mais de 50 operadoras de celular no mundo inteiro - entre elas a TIM Brasil - para oferecer acesso ao Facebook de graça através do celular, para clientes pós e pré-pagos. E o serviço já está funcionando no Brasil, mas tem algumas ressalvas.

Se você for cliente da TIM e acessar, a partir do celular, o endereço 0.facebook.com (é um zero no começo), você não paga nada. O Facebook Zero é uma interface bem simplificada da rede social, sem imagens e gráficos, onde você pode atualizar seu status, gerenciar notificações e solicitações, e ver o que seus amigos estão fazendo. 

A ideia é acabar com dois problemas: o custo alto e a baixa velocidade da internet no celular. A grande vantagem do Facebook Zero, então, é acessar a rede social a partir de um celular comum, um dumbphone sem plano de dados.
Você também pode ver as fotos dos seus amigos ou acessar links fora do Facebook, mas aí o acesso é cobrado - e o site avisa isso, pedindo que você confirme que vai sair do Facebook Zero.


Por enquanto, o acesso gratuito só está disponível para clientes pós e pré-pagos da TIM, mas o Facebook espera que outras operadoras adotem o sistema. O Henrique Martin do Zumo está usando o serviço em um plano pós-pago sem problemas. Mas o Rafael Silva do Tecnoblog teve problemas: acessou o Facebook Zero em um plano pré-pago, mas a TIM cobrou o acesso. 

A operadora diz estar ciente que algumas pessoas estão sendo cobradas, mas segundo a TIM, foram casos isolados, devido a problemas técnicos, que já foram solucionados hoje.
Que o Facebook Zero sirva de exemplo para outras redes sociais: não seria ótimo enviar um tweet de um celular simples, ou enviar um scrap no orkut sem pagar pelo acesso?

Os melhores aplicativos para o Facebook

Os melhores aplicativos para o Facebook


O Facebook já está virando uma realidade no Brasil. Em um mundo antes dominado pelo Orkut, o Facebook agora desponta como uma alternativa para quem está cansado dos "miguxos". Uma das grandes vantagens do site é que ele permite usar aplicativos de terceiros, o que o deixa muito mais atraente que o MySpace. Qualquer um pode criar – inclusive, o Facebook está inclusive oferecendo um prêmio para quem desenvolver aplicativos para sua rede social.
Vejamos agora, alguns dos melhores aplicativos para o Facebook (na minha opinião, claro):
- Top Friends: Você seleciona os seus melhores amigos (no máximo 32) e compartilha seu humor atual.
- iLike: Coloque as músicas e vídeos que você mais gosta no seu perfil. E ainda pode desafiar seus amigos para um desafio musical.
- Send SMS: Envie mensagens de textos de graça para seus amigos. As seguintes operadoras são suportadas: Brasil Telecom, Claro, Nextel, Oi, Teleming, TIM e Vivo.
- FunWall: Adicione funcionalidades ao seu Wall (vou chamar de paredão), colocando imagens, slideshow, desenho e vídeos do YouTube.
- FotoFlexer: Editor de imagens para o Facebook, importando imagens do Picasa, Flickr e MySpace
- Quizzes: Crie um Quizz para seus amigos responderem
- YouTube Skins: Adicione vídeos do YouTube ao seu perfil exibindo em uma TV de plasma!
- Cities I’ve Visited: Mostre as cidades que você já visitou no seu perfil
- Instant Messaging: Adicione um chat como o MSN Messenger no seu perfil e converse ao vivo com seus amigos
- WeShow: Coloque os seus vídeos preferidos do WeShow no seu perfil
- Blog Friends: Adicione o feed de seu blog e de seus amigos e acompanhe todas as novidades.
- Twitter: Acompanhe o que seus amigos estão dizendo no Twitter e envie mensagens direto do Facebook
- Google Reader Shared Items: Compartilhe os feeds que você assina no Google Reader com seus amigos
- Facebook Birthday Calendar Generator: Adiciona os aniversários de seus amigos importando as datas do Outlook, Google Calendar, iCal, entre outros.
- Flickr2Facebook: Copie suas fotos do Flickr para o Facebook
- Video: Permite que você adicione seus vídeos favoritos ao seu perfil, podendo enviar inclusive por email!
- Mobile: Com o Mobile, você pode através do seu celular enviar fotos e textos para o Facebook, assim como receber suas mensagens e mostra as fotos mais recentemente enviadas pelos seus amigos através do celular e seus telefones.

De Bill Gates: "O que as escolas não ensinam !"



De Bill Gates

Presidente da Microsoft,
um dos mais ricos do mundo.






O que as escolas não ensinam:
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates ditou em uma conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não aprenderiam na escola.

Ele fala sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças" têm criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta política têm levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.

Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais... Bill Gates falou por menos de cinco minutos, foi aplaudido por mais de dez minutos sem parar, agradeceu e foi embora:

Regra 1: -A vida não é fácil; acostume-se com isso.

Regra 2: -O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

Regra 3: -Você não ganhará US$ 10.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra 4: -Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe. Ele não terá pena de você.

Regra 5: -Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

Regra 6: -Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7: -Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos". Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

Regra 8: -Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido..., RUA !!!!! Faça certo da primeira vez!

Regra 9: -A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10: -Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boite e ir trabalhar.

Regra 11: -Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.






Marketing Digital no Twitter

Marketing Digital no Twitter

O Twitter vem ganhando força no Brasil, e ocupando um espaço significativo na mídia e fora dela. Ele já pode ser considerado a segunda maior rede social do Brasil, e se tornou muito atraente para ações de marketing digital e publicidade on-line.

Mas por ser muito novo, as empresas e agências de publicidade ainda tem dificuldades em definir estratégias para uso do Twitter em suas campanhas. Assim desenvolvi 7 ações, que quero compartilhar com você, pois podem ajudar sua empresa ou agência no planejamento e implantação de ações que incluam o Twitter. (Texto de Cláudio Torres - Escritor, Palestrante e Consultor em Marketing Digital)

O Twitter é uma ferramenta muito particular. Com uma mistura de sistema de comunicação, micro blogging e rede social ele pode ter uma infinidade de aplicações no marketing digital.
Além disso, com uma grande penetração nos celulares, dispositivos móveis e smartphones, como iPhone e BlackBerry, e com acesso através dos navegadores, a base de usuários do Twitter se expande além da fronteira do consumidor sentado na frente de um computador e pode atingir o consumidor a qualquer hora.


Outra característica importante é que receber informações do Twitter é uma opção de quem recebe. Cada um se inscreve livremente para seguir os tuits de alguém. Sendo assim, o interesse pelo conteúdo é um fator chave para o crescimento da comunidade a sua volta.

Então podemos pensar no Twitter como uma mídia para difusão do nosso conteúdo, um elemento a mais na nossa estratégia de marketing de conteúdo. Além de criar artigos no seu blog, você poderá tuitar trechos ou links para os artigos publicados. Muitas plataformas de blogs, incluindo o WordPress, já têm aplicativos para que você envie links de seus posts para o Twitter.

Mas além de enviar os posts de seu blog, você pode enviar outras informações que atraiam as pessoas para seu conteúdo e as estimulem para seguir seu perfil. Se sua empresa vai participar de um seminário : Tuite os trechos mais importantes de cada palestra enquanto assistem. Vai fazer um evento promocional : Escale alguém para tuitar os acontecimentos do evento. Você pode pedir que seus vendedores tuitem de seus estandes enquanto participam de uma feira comercial.

O Twitter permite que você transmita os eventos que participa em tempo real. Assim as pessoas interessadas no assunto podem seguir os eventos que sua empresa participa, se informarem sobre os assuntos relacionados ao seu negócio, se vinculando a sua marca ou produto.

Muitas empresas, como a Dell e a Sacks, estão aproveitando os seus seguidores no Twitter, conseguidos com o marketing de conteúdo, e criando promoções relâmpago, informando o consumidor que podem ter acesso a um desconto especial se aproveitarem nas próximas horas.

Enfim, o Twitter pode ser utilizado como suporte à quase todas as ações de marketing digital.

Por isso que eu prefiro pensar no Twitter como uma plataforma de integração entre as diversas ações de marketing digital.

O Twitter por unir comunicação, blog e relacionamento deve ser o elo de integração das estratégias de marketing digital.

Mas vamos às 7 ações integradas, que podem de fato fazer diferença em uma campanha de marketing digital envolvendo o Twitter :


1. Inclua o Twitter em sua estratégia de marketing nas mídias sociais : Identifique-se pelo seu Twitter nas mídias sociais, não por seu e-mail ou URL. Os consumidores que estão nas mídias sociais terão mais facilidade em se comunicar com você desta forma.

2. Faça com que o conteúdo do blog de sua empresa, gere tuits : Gerar conteúdo para o blog de sua empresa ajuda a trazer mais visitas ao seu site, mas tuitar o título de cada artigo ajudará a atrair mais seguidores para seu Twitter. Eles valem mais que as visitas, pois você pode se comunicar com estes consumidores a hora que quiser.

3. Sempre que enviar uma newsletter, gere tuits : Isso irá estimular as pessoas a lerem sua newsletter e trará novos cadastros para seu e-mail marketing.

4. Use a busca do Twitter para pesquisas on-line : A busca do Twitter permite que você acompanhe o que estão falando de sua empresa e de seus concorrentes. Além disso, permite que você acompanhe ações de marketing que podem ser uma boa fonte de novas idéias.

5. Utilize seu Twitter para complementar suas campanhas promocionais : Faça promoções on-line criativas para seus seguidores. Isso também atrai mais seguidores e melhora suas ações.

6. Utilize o Twitter para iniciar campanhas virais : Sua rede de seguidores no Twitter é o meio mais fácil e ágil de iniciar suas campanhas de marketing viral.

7. Use e abuse dos Tags : Poucos conhecem ou entendem o uso dos chamados tags, os nomes começados com #. Eles servem para que as pessoas possam achar mais facilmente informações no Twitter. Portanto entenda como funcionam e use sem moderação.

A internet está aí, aproveite!

Com estes passos minha experiência mostra que você irá conseguir bons resultados com o Twitter para sua empresa. O importante é saber que este é um investimento de médio prazo.

Não espere resultados em menos de três meses, e se mantenha firme no propósito de criar conteúdo e ser útil para seu público-alvo. Você verá que aos poucos você irá obter cada vez mais e melhores resultados com o Twitter, e em geral eles serão permanentes e estáveis. São clientes que reconhecem sua empresa e passam a se relacionar com ela com freqüência.

Como disse o Twitter pode ser utilizado para uma infinidade de ações de marketing digital, mas estas 7 ações são o seu enxoval inicial, e você deve partir delas para produzir bons resultados para sua campanha e sua empresa.

Fonte: http://www.claudiotorres.com.br

O brainstorming



O brainstorming

Quando usar?

O brainstorming é usado para gerar um grande número de idéias em curto período de tempo.

É aplicado em qualquer etapa do processo de solução de problemas, sendo fundamental na identificação e na seleção das questões a ser tratadas e na geração de possíveis soluções.

É muito útil quando se deseja a participação de todo o grupo.

Por quê?

• Focaliza a atenção do usuário no aspecto mais importante do problema.

• Exercita o raciocínio para englobar vários ângulos de uma situação ou da melhoria dela.

• Serve como lubrificante num processo de solução de problemas, especialmente se:

   - as causas do problema são difíceis de ser identificadas;

   - a direção a seguir ou as opções para a solução dos problemas não forem aparentes.


Tipos de Brainstorming

1. Estruturado - Nessa forma, todas as pessoas do grupo devem dar uma ideia a cada rodada ou passar, esperando sua próxima vez. Isso geralmente obriga até mesmo os tímidos a participar,mas pode também criar certa pressão sobre a pessoa.

2. Não estruturado - Nessa forma, os membros do grupo simplesmente dão as idéias conforme elas surgem em sua mente. Isso tende a criar uma atmosfera mais relaxada, mas também há o risco de dominação pelos participantes mais extrovertidos.


Regras do Brainstorming

1. Enfatizar a quantidade, e não a qualidade das idéias.

2. Evitar críticas, avaliações ou julgamentos das idéias apresentadas.

3. Apresentar as idéias tais como elas surgem na cabeça, sem rodeios, elaborações ou maiores considerações. Não deve haver medo de “dizer bobagem”. As idéias consideradas “loucas” podem oferecer conexões para outras mais criativas.

4. Estimular todas as idéias, por mais “malucas” que possam parecer.

5. “Pegar carona” nas idéias dos outros, criando a partir delas.

6. Escrever as palavras dos participantes. Não interpretar.


Quer uma idéia legal? Siga-me no twitter..

O que é História das Coisas ?

http://www.sununga.com.br/HDC/imgs/Historia_das_coisas.jpg
Apresentamos a História das Coisas, versão brasileira do documentário The Story of Stuff, de Annie Leonard:

O que é História das Coisas ?

Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.
História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.
História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.

ASSISTA AGORA! 

Simplesmente Elucidador!

Dicas para um bom uso do Twitter por políticos

Então seguem dicas para um bom uso do Twitter por políticos:
http://www.consciencia.net/wp-content/uploads/adicone.jpg

   1. Perfil:  Use somente seu nome ou apelido conhecido para compor o perfil, não use a sigla do partido e nem a abreviação do cargo que ocupa ou que já ocupou. O nome do perfil deve ser único por toda a vida, jamais ser mudado, senão o trabalho terá que ser completamente refeito;

   2. Biografia:  Aproveite a oportunidade para mostrar quem é você além da política. Cite a profissão, por exemplo. Especifique qual a sua vinculação partidária. O cargo que ocupa, e se for o caso o número de mandatos;

   3. Localização:  Informe a cidade e o estado a que pertence;

   4. Layout:   Coloque uma foto de qualidade e personalize o background (fundo);

   5. Use conteúdo Relevante:
      5.1) Divulgue sua plataforma eleitoral – Seus twits devem demonstrar a sua plataforma eleitoral, não se contradiga;
      5.2) Publique no Youtube vídeos e faça referência deles em seus twits;
      5.3) Informe sua agenda e os acontecimentos relevantes;
      5.4) Faça referência a notícias de fontes oficiais (jornais, revistas, etc) que são relevantes ao pleito ou a sua plataforma eleitoral;
      5.5) Dê publicidade ao trabalho realizado durante o mandato;
      5.6) Publique cobertura fotográfica do evento em que participou.

   6. Interaja:
      6.1) Encaminhe Direct Mensagens de agradecimento a seus seguidores;
      6.2) Responda, sempre que possível, aos questionamentos quando forem feitos, mas cuidado com a resposta, para que não seja usada contra você;
      6.3) Siga e permita ser seguido;
      6.4) Saiba quando e porque usar #hashtags;
      6.5) Sempre que possível cite @perfis;
      6.6) Participe das campanhas, como o #followfriday, para indicar perfis relevantes ao seu; como perfis de partidos, de candidatos do mesmo partido ou de quem você apóia, ou mesmo relacionado a sua plataforma política.

   7. Seja Transparente:
      7.1) Se são assessores que estão fazendo o trabalho no twitter, deixe claro; isso não é um problema!

   8. Divulgue seu perfil:
      8.1) Em site ou blog;
      8.2) Em mídia off: no programa eleitoral gratuito, na plotagem do carro, em material impresso;
      8.3) Em sites ou perfis de partidos, etc;
      8.4) Siga o perfil @twiticos;
      8.5) Siga pessoas de sua área eleitoral.

   9. Monitore sua presença:
      9.1) Faça análise de estatísticas do seu perfil e de seus twits e utilize métricas. Pode contratar uma pessoa que saiba mensurar.

  10. Cuidados:
      10.1) Fique atento à Lei nº 12034 de 29/09/2009.
      10.2) Fique atento ao que falam de você, fazendo pesquisas regularmente.


A Justiça Eleitoral brasileira definiu diretrizes para o uso da web nas campanhas políticas: são proibidas propagandas pagas. Isso, entretanto, não impede opiniões espontâneas ou posts de blogueiros. Além disso, as redes sociais podem ser usadas para as manifestações de apoio a partidos por parte dos usuários e são esses meios que devem ser explorados pelo marketing dos candidatos.

Quer conversar sobre marketing digital comigo? Legal, siga-me no twitter, será um prazer aprender e conversar.

"Não me ofereça coisas"

Ações de marketing criam conceitos que vão muito além.

Para entender o cliente, como ele compra, consome, escolhe e quais seus vazios emocionais só mesmo um analista de marketing.

Mas este texto pode elucidá-lo sobre alguma coisa.
Eu particularmente gostei muito.

"Não me ofereça coisas"
Autor desconhecido

"Não me ofereça sapatos.
Ofereça-me comodidade para meus pés e o prazer de caminhar.
Não me ofereça casa.
Ofereça-me segurança, conforto e um lugar que prime pela limpeza e felicidade.
Não me ofereça livros.
Ofereça-me horas de prazer e o benefício do conhecimento.
Não me ofereça discos.
Ofereça-me o lazer e a sonoridade da música.
Não me ofereça ferramentas.
Ofereça-me o benefício e o prazer de fazer coisas bonitas.
Não me ofereça móveis.
Ofereça-me conforto e tranquilidade de um ambiente aconchegante.
Não me ofereça coisas.
Ofereça-me ideias, emoções, ambiência, sentimentos e benefícios.
Por favor, não me ofereça coisas."

Então qual é o seu negócio?
  • Informática: "Soluções em automação industrial"
  • Salão de beleza: "Beleza e convivência diferenciada"
  • Clínica: "Logística em saúde"
  • Chapeação e pintura: "Estética automotiva"
  • Indústria de embalagens: "Embalagens customizadas ao cliente"
  • Escritório contábil: "Fornecimento de informações gerenciais"
Isto se chama Visão estratégica! 

Eu conheço uma história que pode exemplificar esse tema:

Haviam três pedreiros que estavam trabalhando na mesma construção. Quando perguntados sobre o trabalho que realizavam ali, o primeiro respondeu: "Eu assento tijolos". O segundo respondeu: "Eu estou levantando uma parede". E o terceiro respondeu: "Eu estou construindo uma catedral".
Comparando as respostas dos três pedreiros, verificamos que uma missão clara nos ajuda a encontrar catedrais para substituir pequenas causas e assim fazermos belas obras.
Entendemos que a missão orienta a formulação de objetivos comuns para a empresa: fica bem mais fácil definir os objetivos a partir da razão de ser da empresa, afinal, ela precisa alcançar resultados consistentes!

Exemplos de missão

Indústria de alimentos: a empresa Alfa fornece produtos derivados de carne com qualidade total, atendendo as necessidades de seus clientes a preços competitivos e buscando o comprometimento de seus colaboradores. 
Empresa de transportes: fornecer serviços de transporte com pontualidade e zelando pela manutenção da integridade da carga transportada. 
Clínica médica: prevenir, reabilitar, promover a saúde e prolongar a vida com qualidade técnica, dedicação e carinho. 
Indústria de embalagens: oferecer aos clientes soluções de armazenamento e apresentação de seus produtos, com qualidade e aperfeiçoamento contínuo dos recursos humanos. 
Fórmula-base para definição da missão:
Fazer o quê + Para quem (qual o público?) + De que forma

Twitter lança ferramenta para acompanhar os retweets ou RT, como a maioria prefere.


Twitter lança ferramenta para acompanhar os retweets ou RT, como a maioria prefere.

Perfis em retweets são indicados pelo ícone retweet também.
Texto traduzido ao pé da letra do site do próprio twitter.
Vou alinhar ao nosso idioma em seguida.

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Para crédito ao autor um tweet, o retweets mostra a foto do seu perfil, nome de usuário e tweet do autor original, com "retweeted por" informação acrescentada no fundo.
  
Onde Encontrar Retweets: O Guia Retweet fica na sua barra lateral, a baixo do direct.
Clique em "Retweets" na barra lateral para obter feedback retweet - veja o que você retweetou, que foi reenviada pelas pessoas que você segue, e que retweeted seus Tweets!

Twitter___Retweets.jpg

Retweets por outros: Leia o retweets postado por pessoas que você segue no separador em primeiro lugar, "Retweets por outros."

Retweets por você: read seu próprio retweets, é como os itens enviados em sua conta de e-mail. Se os outros também têm retweeted, você verá os ícones perfil listados.

Seu Tweets, retweeted: A achar que retweets seus tweets!
Por favor note que retweets, como tweets regular, das pessoas que você bloqueou não vai aparecer.
  
Desativando Retweets
Se você não quer ver retweets de uma conta particular, basta visitar o perfil e clique no ícone de retweet para desativar, mas lembre-se, se você ver uma cara nova na sua timeline, é porque alguém que você siga retweeted algo que eles pensaram você deve ver. 
Preview-1.jpg

Procure o ícone do retweet ao lado do nome de usuário quando você não reconhece um rosto e, em seguida olhar para o nome do retweeter do abaixo-que deve ser alguém que você segue. Se o ícone estiver verde, você vê retweets daquela pessoa na sua timeline casa. (Se você quiser confirmar, passe o mouse sobre o ícone.) Desligar retweets não é retroativa. Se o ícone estiver cinza, clique nele (ela vai ficar verde) para ligar retweets.

Perguntas mais freqüentes

Posso definir preferências de retweet para pessoas que seguem a partir de minha home page? Não, você tem que virar retweets ligado / desligado a partir de páginas de perfil.

Posso desligar retweets ALL? Nope! Você pode desligá-los a uma pessoa por base a pessoa, mas você não pode desligar completamente retweets. Para desativar todos os retweets, você terá que visitar as páginas de perfil dos usuários que você não queira mais receber a partir de retweets. (Não, não há 'select all' opção, infelizmente.)

Quando as pessoas visitam meu perfil, podem ver o meu retweets em uma aba, como favoritos? Nope. As pessoas podem ver os retweets postado em seu perfil, percorrendo a sua tweets e procurando os ícones com o retweet. Só você pode ver seus arquivos de retweet.

E se eu retweet de aplicativos como o Tweetie, twhirl, etc? Retweets, como tweets regular, vai aparecer de forma diferente em diferentes aplicações. Todos os retweets de aplicativos de terceiros (como o Tweetie e twhirl) vai aparecer na sua retweet guia Se eles estão usando retweet Twitter API. (Não tem certeza? Tente retweeting de seu aplicativo favorito, e depois verificar o retweets "por você" guia na internet). Apps Muitos construído em sua própria versão do retweeting; retweets enviados a partir de aplicações que não utilizam o recurso oficial não aparecer em seu guia retweet.

Há limites em retweets? Não há limite para o número de vezes que um tweet pode ser retweeted, mas Twitter só irá mostrar o mais recente 100 retweeters tweet para qualquer público.
 
Aproveita e Retuíta este post no teu twitter, meu twitter.

Kevin Rose dá dicas de como aumentar o seu numero de seguidores.

Você já se perguntou como aquela pessoa tem tantos seguidores no Twitter?

Confira abaixo uma lista bem interessante de como aumentar o seu número de seguidores. Feita por quem? Sim, ele: Kevin Rose:

  1. Explique a seus seguidores o que é Retweeting, e incentive-os a retweetar os seus links. Retweeting leva o seu @username à gráficos sociais, resultando em clicks para o seu perfil. Monitore seus retweets usando o retweetist.
  2. Preencha a sua biografia. Seus últimos tweets e @replies não significam muito para quem não o conhece. Sua biografia é o único lugar que você tem para contar às pessoas quem é você. Além disso, sua biografia é mostrada na página do Twitter Suggested Users. Deixando ela em branco ou de forma não descritiva não encorajará as pessoas a adicioná-lo.
  3. Coloque links do seu perfil do Twitter em todos os lugares. Nas redes sociais (Orkut, facebook, digg…), no seu blog, email, enfim, em todos os lugares da sua vida online. Além disso, confira os botões do TwitterCounter para o seu blog.
  4. Tweet sobre as paixões da sua vida e as deixe em evidência. Conteúdo de qualidade combinado com uma fácil maneira de encontrá-lo nunca falha. Se os outros gostarem de seu conteúdo, eles vão adicioná-lo. Saiba mais como deixar seu conteúdo em evidência.
  5. Traga sua conta do Twitter ao mundo físico. Todas vez que Kevin Rose faz uma palestra, lança um podcast, apresenta slides, ou distribui cartões de negócios, ele descobre uma maneira de trazer sua conta do Twitter ao assunto.
  6. Tire fotos. Fotos interessantes são, na maioria das vezes, retweetadas ou espalhadas. Esta do voô US Airways Flight 1549 foi vista mais de 5.911.31 de vezes. Para os que usam iPhone, uma sugestão é usar o Tweetie ou o Twitterrific, ambos têm suporte a upload.
  7. Inicie um concurso. @jasoncalacanis ofereceu um macbook air gratuito se ele alcançasse a marca de mais seguido no Twitter. Nunca aconteceu, porém Jason ganhou muitos seguidores… brilhante.
  8. Siga os usuários top do Twitter e observe o que eles tweetam. Preste atenção no tipo de conteúdo que eles enviam e como eles lidam com as suas audiências.
  9. Responda ou se envolva em memes com hash tags (#). O search.twitter.com lista os tópicos mais badalados. Procure por tópicos marcados (#) e interaja nas conversas.
  10. Monitore os seus resultados. O TwitterCounter irá lhe mostrar quantos novos usuários você está ganhando por dia e o Qwitter lhe enviará um email quando alguém parar de te seguir após um tweet.
Gostou da lista? Agora me siga no Twitter

Saiba sua possível aparência daqui a 20 anos.

Saiba sua possível aparência daqui a 20 anos.

cats

Site disponibiliza um aplicativo, que através de uma imagem, faz uma viagem ao futuro fazendo um simulação da sua possível aparência daqui a 20 ou 30 anos, quer saber qual a sua aparência ? continue lendo o artigo.


Para utilizar o aplicativo é bem simples basta entra no site in20years, depois disso selecione as opção.

cats2


Escolha o sexo, quantos anos a mais se 20 ou 30, muito bizarro mas tem a opção usuário de drogas ou não ( Já para dar um drama e conscientização imagino).

botão

Agora faça o Upload da sua imagem, tem que ser com extensão .jpg , e de preferencia frontal para que se tenha um resultado mais preciso.


Logico que ninguém vai entrar em depressão por causa do resultado, o site é apenas um aplicativo inusitado, mas não que seja algo preciso, o negocio é se cuidar.

Muitos recursos para se comunicar pelo twitter.


Usando o celular:

Um texto no twitter é limitado a 140 caracteres, essa limitação é para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular (SMS), isso transforma o twitter numa plataforma acessível a 126 milhões de brasileiros. Uma das formas mais simples de enviar mensagens via SMS para o twitter aqui no Brasil é através do BrTTwitter.

Isso permite enviar mensagens para seus amigos ou registrar acontecimentos em qualquer lugar pois dificilmente estamos sem celular ou em local onde o celular não funcione.

Se o seu celular/smartphone possui acesso à web a coisa fica mais simples, acessem.twitter.com e tenha acesso a quase todas as funcionalidades da versão web. Ou então instale o ceTwit (dica do @csoler)
Usando o MSN:

O twitter também pode ser integrado com instant messengers, a integração com o Gtalk é nativa. Para integrar com o MSN você pode utilizar o IMified:

1) Adicione o usuário imified@imified.com no seu MSN
2) Escreva uma mensagem qualquer para criar seu usuário
3) Digite 4 para acessar a sua conta, ele te enviará uma url para você navegar no seu browser.
4) Adicione o widget do twitter à sua conta
5) Crie um shortcut (atalho) para o widget (service) do twitter (sugestão /t).

Pronto, de agora em diante para enviar uma mensagem para o seu twitter via MSN é só abrir uma conversa com o imified@imified.com no MSN e digitar /t sua mensagem.

Você pode importar/convidar seus amigos do MSN que já tem twitter, para isso basta acessar o link Find & Follow, preencher seus dados do Hotmail (ou de outro instant messenger). Ele irá checar sua lista de amigos e lhe indicar quem já usa twitter para você seguir, e em seguida a lista de quem não tem para você convidar.

Se você quiser que sua mensagem de status no MSN seja atualizada a cada mensagem enviada para o twitter baixe e instale o Twessenger, leia o arquivo README com cuidado, a instalação desse add-in não é tão simples.

Mas para que conversar com seus amigos pelo twitter ao invés do MSN ou Gtalk? Particularmente não gosto de usar o MSN ou Gtalk para conversar, mas se eu tenho algo que gostaria de deixar registrado, como uma frase bacana, uma música legal, um link interessante, uma foto diferente, e não direcionado a uma pessoa específica, ou seja, poderia ser interessante para qualquer pessoa que eu conheça, eu deixo essa mensagem no twitter.
Usando o Firefox:

Você pode acompanhar o twitter sem precisar dar Refresh (F5) nohttp://www.twitter.com/, também não precisa ficar de olho grudado no Gtalk (que as vezes falha e você acaba perdendo mensagens). Usando o plugin TwitterFox você acompanha o que seus amigos estão dizendo, vê as respostas e mensagens diretas pra você e pode responder de volta através de uma pequena janela no rodapé do seu browser.
Usando o e-mail:

Através do TwitterMail você pode se cadastrar e obter um endereço de e-mail para enviar suas mensagens através de qualquer programa de e-mail.
Se você tem um blog:

Você pode usar seu twitter como um microblog, muitas vezes você encontra algo na rede que é interessante, mas não o suficiente para fazer um post, ou na verdade já é um post em outro blog e não faz sentido repetir o assunto, mas se você gostaria de divulgar para todo mundo, então você pode fazê-lo no seu twitter! Basta usar qualquer um dos métodos acima.

Se você ainda não assistiu, vale a pena ver o vídeo da Common Craft sobre o twitter:Twitter in Plain English.

Você também pode colocar um badge (widget) no seu blog mostrando as últimas atualizações do seu twitter, fundindo o blog com o microblog.

Para avisar automaticamente no twitter que você publicou um post novo use otwitterfeed. Se você usa wordpress pode instalar um plugin que envia uma mensagem a cada modificação de post no seu blog. Muita gente utiliza a tag #nbp (new blog post) para identificar que aquela mensagem refere-se a divulgação de um post do próprio blog.

E se você quiser facilitar a vida do seu visitante que tem twitter você pode utilizar otwitthis para adicionar um link no final do seu post através do qual seu leitor pode enviar um link do seu post para o twitter dele, avisando que está 'Reading' (lendo), 'Looking' (olhando), Listening (ouvindo), Laughing (rindo), etc.
Se você costuma participar de eventos:

Você pode usar o twitter para fazer uma microcobertura do evento, postando os títulos das palestras, nomes dos palestrantes e algumas frases chave para dar uma idéia do que está acontecendo aos seus seguidores. Para esse tipo de uso geralmente associa-se uma etiqueta (tag) ao evento no formato #nomedatag. 

Para quem não está presente no evento é possível acompanhá-lo através do Gtalk digitando track #tagdoevento no usuário twitter@twitter.com e/ou acompanhar pela web através de indexadores do twitter como o TweetScan ou Twemes: Exemplo:Webpanel da Datasul

Ultimamente nos principais eventos de tecnologia e comunicação sempre tem alguns twitter presentes, até pela facilidade de se enviar mensagens pelo celular. Com o crescente uso da ferramenta até eventos mais populares como a viradaculturaltiveram uma boa cobertura via twitter.
Se você é curioso ou exibicionista:

Você pode realmente usar o Twitter como uma espécie de Big Brother particular, algumas pessoas tem uma vida bastante interessante, ou são relativamente famosos como a Rosana Hermann (@rosana) e o Maestro Billy (@maestrobilly).

Além disso, seguindo as pessoas que você conhece pessoalmente já dá uma adiantada naquele papo de elevador, ao invés de perguntar sobre o tempo você pode comentar algo que leu no twitter dela (- e aí como foi a mudança? - putz, vi que seu carro quebrou outro dia...) alias, contar o que aconteceu via twitter pode te poupar de explicar dúzias de vezes a mesma coisa, difícil vai ser resumir em 140 caracteres ; ) 
Como achar mais amigos?

Depois de usar o Find & Follow para adicionar seus amigos do Gtalk/MSN você pode utilizar o Twubble, ele vai fuçar seus amigos e te mostrar pessoas que eles seguem, você deve encontrar alguns amigos em comum ou pessoas interessantes que seus amigos seguem.
Como postar fotos?

Uma maneira simplificada de postar fotos é através do Twitpic, você informa seu usuário e senha do twitter, envia a foto que ficará hospedada no próprio twitpic, informa a mensagem que irá acompanhar a foto e ele envia sua foto e mensagem automaticamente para o seu twitter.
Como agendar mensagens?

Seu amigo mandou uma mensagem e você tem certeza de que ele estava sem computador e sem celular naquele momento? Provavelmente ele usou o TweetLater e programou uma mensagem para o futuro! Você pode agendar um post no seu blog e personalizar uma mensagem no seu twitter para quando o post entrar no ar. Ou você pode preparar o lançamento de um produto ou serviço para ser enviado no momento que você estiver na festa/apresentação. (Dica do Tiago Dória)
Como escrever de cabeça pra baixo?

Te mandaram uma mensagem de ponta cabeça? Provavelmente seu amigo usou oFlip. O Flip inverte uma frase e troca os caracteres para parecer que ela foi escrita de ponta cabeça. Você pode usar o Flip para inverter uma mensagem em qualquer lugar (blog, e-mail, etc.) não apenas no twitter.
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