Estudo da FecomercioSP aponta que 63% dos paulistanos faz uso do e-commerce

redes sociais facebook twitter google e-commerce
Pesquisas revelam que Internautas consultam redes sociais antes de comprarem pela internet. 

A praticidade de comprar sem ter que sair de casa e a influência de informações postadas em sites como Facebook e Twitter são os principais motivos que levam os paulistanos a fazerem suas compras pela internet, aponta um estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). 

O estudo avaliou o comportamento dos internautas e constatou que cerca de 63% deles tem o hábito de realizar compras pela internet. Um crescimento de mais de 11% em relação a 2011. A pesquisa ainda constatou que as redes sociais influenciam 48% das compras dos usuários, sejam elas online ou não. 

O levantamento foi realizado no mês de maio de 2012 com mil entrevistados no município de São Paulo. Os dados foram divulgados durante o 4° Congresso de Crimes Eletrônicos e Formas de Proteção, que acontece nos dias 23 e 24 de agosto, na sede da FecomercioSP, em São Paulo. 

O preço e confiança na empresa também são motivos que atraem consumidores para lojas virtuais. O preço, frequentemente menor do que em lojas físicas, é apontado por 25% dos paulistanos como a principal motivação para que os internautas gastem seu dinheiro na rede e a confiança, por 16%. 

Medo de golpe ainda é grande 

Entre as razões para não aderir ao e-commerce, o receio de fraudes é o que influencia aproximadamente 65% dos moradores da metrópole. O medo aumentou em relação aos dados colhidos em 2011, quando mais de 52% dos consumidores tinha receio de fraudes virtuais. 

 E o medo tem razão. A FecomercioSP afirma que cresceu o número de internautas que já foi vítima de algum crime eletrônico. Segundo a pesquisa, hoje, este total é de 12% ante 8% registrados no ano anterior. Dentre os crimes, a não entrega do produto comprado é o mais comum, atingindo 28% dos internautas. 

 Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas