Ações de marketing criam conceitos que vão muito além.
Para entender o cliente, como ele compra, consome, escolhe e quais seus vazios emocionais só mesmo um analista de marketing.
Mas este texto pode elucidá-lo sobre alguma coisa.
Eu particularmente gostei muito.
"Não me ofereça coisas"
Autor desconhecido
"Não me ofereça sapatos.
Ofereça-me comodidade para meus pés e o prazer de caminhar.
Não me ofereça casa.
Ofereça-me segurança, conforto e um lugar que prime pela limpeza e felicidade.
Não me ofereça livros.
Ofereça-me horas de prazer e o benefício do conhecimento.
Não me ofereça discos.
Ofereça-me o lazer e a sonoridade da música.
Não me ofereça ferramentas.
Ofereça-me o benefício e o prazer de fazer coisas bonitas.
Não me ofereça móveis.
Ofereça-me conforto e tranquilidade de um ambiente aconchegante.
Não me ofereça coisas.
Ofereça-me ideias, emoções, ambiência, sentimentos e benefícios.
Por favor, não me ofereça coisas."
Então qual é o seu negócio?
- Informática: "Soluções em automação industrial"
- Salão de beleza: "Beleza e convivência diferenciada"
- Clínica: "Logística em saúde"
- Chapeação e pintura: "Estética automotiva"
- Indústria de embalagens: "Embalagens customizadas ao cliente"
- Escritório contábil: "Fornecimento de informações gerenciais"
Isto se chama Visão estratégica!
Eu conheço uma história que pode exemplificar esse tema:
Haviam três pedreiros que estavam trabalhando na mesma construção. Quando perguntados sobre o trabalho que realizavam ali, o primeiro respondeu: "Eu assento tijolos". O segundo respondeu: "Eu estou levantando uma parede". E o terceiro respondeu: "Eu estou construindo uma catedral".
Comparando as respostas dos três pedreiros, verificamos que uma missão clara nos ajuda a encontrar catedrais para substituir pequenas causas e assim fazermos belas obras.
Entendemos que a missão orienta a formulação de objetivos comuns para a empresa: fica bem mais fácil definir os objetivos a partir da razão de ser da empresa, afinal, ela precisa alcançar resultados consistentes!
Acompanhe-me no twitter, "Prazer em aprender, prazer em conversar!"
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