Mídia social: esqueça a mídia, pense no social.

Mídia social: esqueça a mídia, pense no social.

por Mariela Castro

Foto: Pablo Gomes

Você já parou para pensar que mídia social, na verdade, nada mais é do que a transposição para o imenso universo virtual de algo que é precioso desde sempre na vida real: relacionamento? Pode ser uma maneira simplista de encarar as inúmeras possibilidades de conexão e alcance da sua mensagem na internet, mas no fundo é muito parecido. O que muda é a escala, agora  muitíssimo maior.

Graças ao relacionamento, você confia em determinada loja ou produto. Graças ao relacionamento, você acredita mais no que dizem seus amigos do que nas propagandas que alardeiam as vantagens de alguma coisa. Graças ao relacionamento, você se sente valorizado, ouvido, respeitado como consumidor. Por fim, graças à combinação desses elementos todos, você vai se tornar fiel a uma marca.



Veja o exemplo dessa pequena loja de eletrodomésticos (foto) em São Martinho, município de colonização alemã com pouco mais de 3 mil habitantes, no sul de Santa Catarina. Ali, há uma técnica precisa de vendas, baseada na confiança que os clientes têm na mensagem que está na faixa: “A casa é modesta, o produto é bom e o preço também!”

O dono da loja sabe que, se a mensagem for falsa, clientes frustrados vão espalhar seu descontentamento com a velocidade da luz. Ele optou, então, por uma mensagem simples, direta e honesta — não está dizendo que seu preço é o mais baixo da cidade, nem que seus produtos são exclusivos, nada disso. Está respeitando o cliente. Que percebe isso.

Transportar para o mundo online essa qualidade de relacionamento até então só possível na convivência física é o grande desafio das empresas. Manter-se alinhado entre suas promessas feitas na web e o que o consumidor efetivamente encontra quando vai comprar seus produtos, eis o segredo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...