O que é crowdsourcing??

O que é crowdsourcing??


 O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias.

Exemplos de produtos obtidos através do crowdsourcing, youtube, wikipedia,o sistema operacional Linux e o navegador Firefox, que foram criados por um exército de voluntários ao redor do mundo.

crowdsourcing
Crowdsourcing é um modelo de criação e/ou produção, que conta com a mão-de-obra e conhecimento coletivos, para desenvolver soluções e criar produtos.

Até meados desta década, a moda era o outsourcing. As empresas se perguntavam “para que vou ter o trabalho de fazer algo que outra empresa faz melhor e mais barato?” e então contratavam essas empresas. Inúmeras empresas de outsourcing foram surgindo com diversas soluções e preços. E agora, para quem a empresa terceiriza este serviço? Como saber qual a melhor? Quanto tempo gastar procurando?

No modelo do crowdsourcing, a empresa consulta a nuvem (crowd) de produção, anuncia seu problema e determina um preço. Este processo tem o nome “broadcasting“. As pessoas e empresas desta nuvem surgem com as propostas (ou com a solução pronta) e você escolhe a melhor. E essas soluções podem vir desde amadores até os mais experientes.

E com a Internet, ficou fácil de organizar essas comunidades, daí que vem sua popularização. A idéia ainda não é muito popular no Brasil, mas muito difundida nos EUA

Exemplos de crowdsourcing:
  • istockphoto.como sistema armazena milhões de fotos de milhares de fotógrafos. Hoje não é preciso contratar um fotógrafo. Basta entrar no site, pesquisar e comprar a foto.
  • Netflixuma locadora  nos EUA que aluga filmes pela internet. Anunciaram o prêmio de 1 milhão de dólares para qualquer pessoa que elaborar um algoritmo de recomendação pelo menos 10% melhor que o atual.
  • Fiat Mioa Fiat lançou recentemente no Brasil uma rede social para seus consumidores poderem opinar e projetar um novo carro conceito.
O youtube tornou-se um vídeoteca fantástica através de ações coletivas em conjunto. Hoje pode aprender, estudar, conhecer ou se entreter no youtube.

Mas antes de fazer uso deste modelo, tenha cuidado. Veja se não está havendo exploração de mão-de-obra, se a proposta de valor é boa para ambas as partes. Seja ético, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas