Dicas para um bom uso do Twitter por políticos

Então seguem dicas para um bom uso do Twitter por políticos:
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   1. Perfil:  Use somente seu nome ou apelido conhecido para compor o perfil, não use a sigla do partido e nem a abreviação do cargo que ocupa ou que já ocupou. O nome do perfil deve ser único por toda a vida, jamais ser mudado, senão o trabalho terá que ser completamente refeito;

   2. Biografia:  Aproveite a oportunidade para mostrar quem é você além da política. Cite a profissão, por exemplo. Especifique qual a sua vinculação partidária. O cargo que ocupa, e se for o caso o número de mandatos;

   3. Localização:  Informe a cidade e o estado a que pertence;

   4. Layout:   Coloque uma foto de qualidade e personalize o background (fundo);

   5. Use conteúdo Relevante:
      5.1) Divulgue sua plataforma eleitoral – Seus twits devem demonstrar a sua plataforma eleitoral, não se contradiga;
      5.2) Publique no Youtube vídeos e faça referência deles em seus twits;
      5.3) Informe sua agenda e os acontecimentos relevantes;
      5.4) Faça referência a notícias de fontes oficiais (jornais, revistas, etc) que são relevantes ao pleito ou a sua plataforma eleitoral;
      5.5) Dê publicidade ao trabalho realizado durante o mandato;
      5.6) Publique cobertura fotográfica do evento em que participou.

   6. Interaja:
      6.1) Encaminhe Direct Mensagens de agradecimento a seus seguidores;
      6.2) Responda, sempre que possível, aos questionamentos quando forem feitos, mas cuidado com a resposta, para que não seja usada contra você;
      6.3) Siga e permita ser seguido;
      6.4) Saiba quando e porque usar #hashtags;
      6.5) Sempre que possível cite @perfis;
      6.6) Participe das campanhas, como o #followfriday, para indicar perfis relevantes ao seu; como perfis de partidos, de candidatos do mesmo partido ou de quem você apóia, ou mesmo relacionado a sua plataforma política.

   7. Seja Transparente:
      7.1) Se são assessores que estão fazendo o trabalho no twitter, deixe claro; isso não é um problema!

   8. Divulgue seu perfil:
      8.1) Em site ou blog;
      8.2) Em mídia off: no programa eleitoral gratuito, na plotagem do carro, em material impresso;
      8.3) Em sites ou perfis de partidos, etc;
      8.4) Siga o perfil @twiticos;
      8.5) Siga pessoas de sua área eleitoral.

   9. Monitore sua presença:
      9.1) Faça análise de estatísticas do seu perfil e de seus twits e utilize métricas. Pode contratar uma pessoa que saiba mensurar.

  10. Cuidados:
      10.1) Fique atento à Lei nº 12034 de 29/09/2009.
      10.2) Fique atento ao que falam de você, fazendo pesquisas regularmente.


A Justiça Eleitoral brasileira definiu diretrizes para o uso da web nas campanhas políticas: são proibidas propagandas pagas. Isso, entretanto, não impede opiniões espontâneas ou posts de blogueiros. Além disso, as redes sociais podem ser usadas para as manifestações de apoio a partidos por parte dos usuários e são esses meios que devem ser explorados pelo marketing dos candidatos.

Quer conversar sobre marketing digital comigo? Legal, siga-me no twitter, será um prazer aprender e conversar.

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