Então seguem dicas para um bom uso do Twitter por políticos:
1. Perfil: Use somente seu nome ou apelido conhecido para compor o perfil, não use a sigla do partido e nem a abreviação do cargo que ocupa ou que já ocupou. O nome do perfil deve ser único por toda a vida, jamais ser mudado, senão o trabalho terá que ser completamente refeito;
2. Biografia: Aproveite a oportunidade para mostrar quem é você além da política. Cite a profissão, por exemplo. Especifique qual a sua vinculação partidária. O cargo que ocupa, e se for o caso o número de mandatos;
3. Localização: Informe a cidade e o estado a que pertence;
4. Layout: Coloque uma foto de qualidade e personalize o background (fundo);
5. Use conteúdo Relevante:
5.1) Divulgue sua plataforma eleitoral – Seus twits devem demonstrar a sua plataforma eleitoral, não se contradiga;
5.2) Publique no Youtube vídeos e faça referência deles em seus twits;
5.3) Informe sua agenda e os acontecimentos relevantes;
5.4) Faça referência a notícias de fontes oficiais (jornais, revistas, etc) que são relevantes ao pleito ou a sua plataforma eleitoral;
5.5) Dê publicidade ao trabalho realizado durante o mandato;
5.6) Publique cobertura fotográfica do evento em que participou.
6. Interaja:
6.1) Encaminhe Direct Mensagens de agradecimento a seus seguidores;
6.2) Responda, sempre que possível, aos questionamentos quando forem feitos, mas cuidado com a resposta, para que não seja usada contra você;
6.3) Siga e permita ser seguido;
6.4) Saiba quando e porque usar #hashtags;
6.5) Sempre que possível cite @perfis;
6.6) Participe das campanhas, como o #followfriday, para indicar perfis relevantes ao seu; como perfis de partidos, de candidatos do mesmo partido ou de quem você apóia, ou mesmo relacionado a sua plataforma política.
7. Seja Transparente:
7.1) Se são assessores que estão fazendo o trabalho no twitter, deixe claro; isso não é um problema!
8. Divulgue seu perfil:
8.1) Em site ou blog;
8.2) Em mídia off: no programa eleitoral gratuito, na plotagem do carro, em material impresso;
8.3) Em sites ou perfis de partidos, etc;
8.4) Siga o perfil @twiticos;
8.5) Siga pessoas de sua área eleitoral.
9. Monitore sua presença:
9.1) Faça análise de estatísticas do seu perfil e de seus twits e utilize métricas. Pode contratar uma pessoa que saiba mensurar.
10. Cuidados:
10.1) Fique atento à Lei nº 12034 de 29/09/2009.
10.2) Fique atento ao que falam de você, fazendo pesquisas regularmente.
A Justiça Eleitoral brasileira definiu diretrizes para o uso da web nas campanhas políticas: são proibidas propagandas pagas. Isso, entretanto, não impede opiniões espontâneas ou posts de blogueiros. Além disso, as redes sociais podem ser usadas para as manifestações de apoio a partidos por parte dos usuários e são esses meios que devem ser explorados pelo marketing dos candidatos.
Quer conversar sobre marketing digital comigo? Legal, siga-me no twitter, será um prazer aprender e conversar.
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