Muitos recursos para se comunicar pelo twitter.


Usando o celular:

Um texto no twitter é limitado a 140 caracteres, essa limitação é para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular (SMS), isso transforma o twitter numa plataforma acessível a 126 milhões de brasileiros. Uma das formas mais simples de enviar mensagens via SMS para o twitter aqui no Brasil é através do BrTTwitter.

Isso permite enviar mensagens para seus amigos ou registrar acontecimentos em qualquer lugar pois dificilmente estamos sem celular ou em local onde o celular não funcione.

Se o seu celular/smartphone possui acesso à web a coisa fica mais simples, acessem.twitter.com e tenha acesso a quase todas as funcionalidades da versão web. Ou então instale o ceTwit (dica do @csoler)
Usando o MSN:

O twitter também pode ser integrado com instant messengers, a integração com o Gtalk é nativa. Para integrar com o MSN você pode utilizar o IMified:

1) Adicione o usuário imified@imified.com no seu MSN
2) Escreva uma mensagem qualquer para criar seu usuário
3) Digite 4 para acessar a sua conta, ele te enviará uma url para você navegar no seu browser.
4) Adicione o widget do twitter à sua conta
5) Crie um shortcut (atalho) para o widget (service) do twitter (sugestão /t).

Pronto, de agora em diante para enviar uma mensagem para o seu twitter via MSN é só abrir uma conversa com o imified@imified.com no MSN e digitar /t sua mensagem.

Você pode importar/convidar seus amigos do MSN que já tem twitter, para isso basta acessar o link Find & Follow, preencher seus dados do Hotmail (ou de outro instant messenger). Ele irá checar sua lista de amigos e lhe indicar quem já usa twitter para você seguir, e em seguida a lista de quem não tem para você convidar.

Se você quiser que sua mensagem de status no MSN seja atualizada a cada mensagem enviada para o twitter baixe e instale o Twessenger, leia o arquivo README com cuidado, a instalação desse add-in não é tão simples.

Mas para que conversar com seus amigos pelo twitter ao invés do MSN ou Gtalk? Particularmente não gosto de usar o MSN ou Gtalk para conversar, mas se eu tenho algo que gostaria de deixar registrado, como uma frase bacana, uma música legal, um link interessante, uma foto diferente, e não direcionado a uma pessoa específica, ou seja, poderia ser interessante para qualquer pessoa que eu conheça, eu deixo essa mensagem no twitter.
Usando o Firefox:

Você pode acompanhar o twitter sem precisar dar Refresh (F5) nohttp://www.twitter.com/, também não precisa ficar de olho grudado no Gtalk (que as vezes falha e você acaba perdendo mensagens). Usando o plugin TwitterFox você acompanha o que seus amigos estão dizendo, vê as respostas e mensagens diretas pra você e pode responder de volta através de uma pequena janela no rodapé do seu browser.
Usando o e-mail:

Através do TwitterMail você pode se cadastrar e obter um endereço de e-mail para enviar suas mensagens através de qualquer programa de e-mail.
Se você tem um blog:

Você pode usar seu twitter como um microblog, muitas vezes você encontra algo na rede que é interessante, mas não o suficiente para fazer um post, ou na verdade já é um post em outro blog e não faz sentido repetir o assunto, mas se você gostaria de divulgar para todo mundo, então você pode fazê-lo no seu twitter! Basta usar qualquer um dos métodos acima.

Se você ainda não assistiu, vale a pena ver o vídeo da Common Craft sobre o twitter:Twitter in Plain English.

Você também pode colocar um badge (widget) no seu blog mostrando as últimas atualizações do seu twitter, fundindo o blog com o microblog.

Para avisar automaticamente no twitter que você publicou um post novo use otwitterfeed. Se você usa wordpress pode instalar um plugin que envia uma mensagem a cada modificação de post no seu blog. Muita gente utiliza a tag #nbp (new blog post) para identificar que aquela mensagem refere-se a divulgação de um post do próprio blog.

E se você quiser facilitar a vida do seu visitante que tem twitter você pode utilizar otwitthis para adicionar um link no final do seu post através do qual seu leitor pode enviar um link do seu post para o twitter dele, avisando que está 'Reading' (lendo), 'Looking' (olhando), Listening (ouvindo), Laughing (rindo), etc.
Se você costuma participar de eventos:

Você pode usar o twitter para fazer uma microcobertura do evento, postando os títulos das palestras, nomes dos palestrantes e algumas frases chave para dar uma idéia do que está acontecendo aos seus seguidores. Para esse tipo de uso geralmente associa-se uma etiqueta (tag) ao evento no formato #nomedatag. 

Para quem não está presente no evento é possível acompanhá-lo através do Gtalk digitando track #tagdoevento no usuário twitter@twitter.com e/ou acompanhar pela web através de indexadores do twitter como o TweetScan ou Twemes: Exemplo:Webpanel da Datasul

Ultimamente nos principais eventos de tecnologia e comunicação sempre tem alguns twitter presentes, até pela facilidade de se enviar mensagens pelo celular. Com o crescente uso da ferramenta até eventos mais populares como a viradaculturaltiveram uma boa cobertura via twitter.
Se você é curioso ou exibicionista:

Você pode realmente usar o Twitter como uma espécie de Big Brother particular, algumas pessoas tem uma vida bastante interessante, ou são relativamente famosos como a Rosana Hermann (@rosana) e o Maestro Billy (@maestrobilly).

Além disso, seguindo as pessoas que você conhece pessoalmente já dá uma adiantada naquele papo de elevador, ao invés de perguntar sobre o tempo você pode comentar algo que leu no twitter dela (- e aí como foi a mudança? - putz, vi que seu carro quebrou outro dia...) alias, contar o que aconteceu via twitter pode te poupar de explicar dúzias de vezes a mesma coisa, difícil vai ser resumir em 140 caracteres ; ) 
Como achar mais amigos?

Depois de usar o Find & Follow para adicionar seus amigos do Gtalk/MSN você pode utilizar o Twubble, ele vai fuçar seus amigos e te mostrar pessoas que eles seguem, você deve encontrar alguns amigos em comum ou pessoas interessantes que seus amigos seguem.
Como postar fotos?

Uma maneira simplificada de postar fotos é através do Twitpic, você informa seu usuário e senha do twitter, envia a foto que ficará hospedada no próprio twitpic, informa a mensagem que irá acompanhar a foto e ele envia sua foto e mensagem automaticamente para o seu twitter.
Como agendar mensagens?

Seu amigo mandou uma mensagem e você tem certeza de que ele estava sem computador e sem celular naquele momento? Provavelmente ele usou o TweetLater e programou uma mensagem para o futuro! Você pode agendar um post no seu blog e personalizar uma mensagem no seu twitter para quando o post entrar no ar. Ou você pode preparar o lançamento de um produto ou serviço para ser enviado no momento que você estiver na festa/apresentação. (Dica do Tiago Dória)
Como escrever de cabeça pra baixo?

Te mandaram uma mensagem de ponta cabeça? Provavelmente seu amigo usou oFlip. O Flip inverte uma frase e troca os caracteres para parecer que ela foi escrita de ponta cabeça. Você pode usar o Flip para inverter uma mensagem em qualquer lugar (blog, e-mail, etc.) não apenas no twitter.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...