O que é CEO, CIO, COO e CFO por @BernardoPorto

http://vator.tv/images/attachments/300810065030ceo.jpgMuitas pessoas possuem dúvidas com relação ao significado das nomenclaturas CEO, CIO, COO e CFO. Além disto, existe a dificuldade em entender a estrutura organizacional das empresas baseadas no modelo estrangeiro.


Após um bate-papo interessante com um dos mentores da Quicksys, Yuri Gitahy, chegamos a uma explicação simples, objetiva e que pode sanar diversas dúvidas.


http://www.moob.com.br/wp-content/uploads/2010/05/chefe-empregado.jpgConselho – Board
Participam do Conselho os principais acionistas e/ou seus representantes. Por exemplo, se uma empresa é aberta na bolsa e o Fundo Previ tem 20% das ações da mesma, no Conselho terá uma cadeira para o representante do Fundo Previ. Head of the Board é o Chefe do Conselho. É a pessoa responsável por dar a palavra final. Normalmente é algum indivíduo eleito entre os próprios conselheiros.


CEO – Chief Executive Officer
O CEO é o cara que chefia a empresa inteira – equivalente ao presidente nas empresas brasileiras. No Brasil, o presidente manda e desmanda. No modelo estrangeiro, o presidente é submetido ao Conselho, ou seja, o Chefe do Conselho manda no CEO. É capaz de demiti-lo, caso ele não ande na linha.


http://www.omelhordaweb.com.br/piadas/imagem_div/grande/308.jpgAbaixo do CEO, temos:


COO – Chief Operations Officer
Tambem chamado de “VP de Operações” no Brasil, ele cuida das finanças, RH, administrativo e etc;  Tudo que é relativo à operação de rotina da empresa, ou seja, todas as áreas que formam as engrenagens do negócio. Ele pode ser visto como um diretor-geral.


CIO – Chief Information Officer
Algumas empresas têm o CIO, pessoa responsável pela a área de TI e pelo acesso/controle à informação.


CFO – Chief Financial Officer
Indivíduo responsável pelo controller financeiro (separado do COO). Normalmente o CEO manda no COO, que do lado dele tem o CFO, CIO e etc;

 http://3.bp.blogspot.com/_0TWnjt3Vwu8/TN8w-KhSFzI/AAAAAAAAAGs/cAuAOlmRupM/s400/chefe.jpg

Posted: janeiro 25th, 2010 | Author: Bernardo Porto | Filed under: Empreendedorismo | Tags: , , , ,

Bernardo Porto


@BernardoPorto é o fundador da DeskMetrics. Empreendedor desde os 18 anos e entusiasta da cultura start-up.

O que é SEO com "S"?

http://a3.twimg.com/profile_images/1245382538/seo-logo2dfdfdg-300x288_normal.jpgO significado de SEO é Search Engine Optimization. 
Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. Por exemplo, ao pesquisar no Google por “Marketing de Busca”, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.
http://www.roimedia.co.za/blog/wp-content/uploads/2011/05/onsite-seo-campaign.jpg 
Existe também o lado negro do SEO conhecido como Black Hat Seo. Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar os algoritmos das ferramentas de busca para melhorar o posicionamento da página como uso de texto invisível ou de exibir conteúdo diferente para pessoas e sites de busca. Quando descobertos, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca.
http://www.gadgetcage.com/wp-content/uploads/2010/10/black-hat-seo-150x150.png
Não se deve confundir o SEO com links patrocinados, pois no segundo você pode pagar para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto a pagar o preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...