Muitas pessoas possuem dúvidas com relação ao significado das nomenclaturas CEO, CIO, COO e CFO. Além disto, existe a dificuldade em entender a estrutura organizacional das empresas baseadas no modelo estrangeiro.
Após um bate-papo interessante com um dos mentores da Quicksys, Yuri Gitahy, chegamos a uma explicação simples, objetiva e que pode sanar diversas dúvidas.
Conselho – Board
Participam do Conselho os principais acionistas e/ou seus representantes. Por exemplo, se uma empresa é aberta na bolsa e o Fundo Previ tem 20% das ações da mesma, no Conselho terá uma cadeira para o representante do Fundo Previ. Head of the Board é o Chefe do Conselho. É a pessoa responsável por dar a palavra final. Normalmente é algum indivíduo eleito entre os próprios conselheiros.
Participam do Conselho os principais acionistas e/ou seus representantes. Por exemplo, se uma empresa é aberta na bolsa e o Fundo Previ tem 20% das ações da mesma, no Conselho terá uma cadeira para o representante do Fundo Previ. Head of the Board é o Chefe do Conselho. É a pessoa responsável por dar a palavra final. Normalmente é algum indivíduo eleito entre os próprios conselheiros.
CEO – Chief Executive Officer
O CEO é o cara que chefia a empresa inteira – equivalente ao presidente nas empresas brasileiras. No Brasil, o presidente manda e desmanda. No modelo estrangeiro, o presidente é submetido ao Conselho, ou seja, o Chefe do Conselho manda no CEO. É capaz de demiti-lo, caso ele não ande na linha.
O CEO é o cara que chefia a empresa inteira – equivalente ao presidente nas empresas brasileiras. No Brasil, o presidente manda e desmanda. No modelo estrangeiro, o presidente é submetido ao Conselho, ou seja, o Chefe do Conselho manda no CEO. É capaz de demiti-lo, caso ele não ande na linha.
COO – Chief Operations Officer
Tambem chamado de “VP de Operações” no Brasil, ele cuida das finanças, RH, administrativo e etc; Tudo que é relativo à operação de rotina da empresa, ou seja, todas as áreas que formam as engrenagens do negócio. Ele pode ser visto como um diretor-geral.
Tambem chamado de “VP de Operações” no Brasil, ele cuida das finanças, RH, administrativo e etc; Tudo que é relativo à operação de rotina da empresa, ou seja, todas as áreas que formam as engrenagens do negócio. Ele pode ser visto como um diretor-geral.
CIO – Chief Information Officer
Algumas empresas têm o CIO, pessoa responsável pela a área de TI e pelo acesso/controle à informação.
Algumas empresas têm o CIO, pessoa responsável pela a área de TI e pelo acesso/controle à informação.
CFO – Chief Financial Officer
Indivíduo responsável pelo controller financeiro (separado do COO). Normalmente o CEO manda no COO, que do lado dele tem o CFO, CIO e etc;
Indivíduo responsável pelo controller financeiro (separado do COO). Normalmente o CEO manda no COO, que do lado dele tem o CFO, CIO e etc;
Posted: janeiro 25th, 2010 | Author: Bernardo Porto | Filed under: Empreendedorismo | Tags: Board of Advisors, CEO, CFO, CIO, COO
O que é SEO com "S"?
Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. Por exemplo, ao pesquisar no Google por “Marketing de Busca”, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.
Existe também o lado negro do SEO conhecido como Black Hat Seo. Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar os algoritmos das ferramentas de busca para melhorar o posicionamento da página como uso de texto invisível ou de exibir conteúdo diferente para pessoas e sites de busca. Quando descobertos, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca.
Não se deve confundir o SEO com links patrocinados, pois no segundo você pode pagar para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto a pagar o preço.
Não se deve confundir o SEO com links patrocinados, pois no segundo você pode pagar para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto a pagar o preço.
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