Ferramentas: Monitoramento de Marcas e Conversações e a Mensuração de Resultados

Monitoramento de Marcas e Conversações e a Mensuração de Resultados são duas práticas que devem ser realizadas continuamente e de forma integrada em uma gestão estratégica de comunicação na web. Através do monitoramento, por exemplo, é possível acompanhar a percepção do público sobre um determinado produto/marca/tema, identificar possíveis crises de imagem, mapear insights, compreender o comportamento do público de interesse entre outras finalidades. Na mensuração, por sua vez, é possível medir e quantificar tendências, dinâmicas ou características de uma determinada campanha ou ação de comunicação, de um perfil, de um evento, ou seja, do fenômeno ou objeto que se deseja diagnosticar para, com base nesses dados, projetar resultados de eventos futuros. Pensando nisso, mapeamos alguma ferramentas gratuitas de Mensuração na web que podem auxiliar as práticas citadas acima, fornecendo dados para a análise e interpretação.

1. SEMrush – Através desta ferramenta, é possível pesquisar quais são as palavras-chaves mais utilizadas nas buscas pelo o seu site ou blog. Além disso, ela oferece dados importantes para quem trabalha com Links Patrocinados (SEM – Search Engine Marketing), como: volume de buscas dos termos pesquisados, CPC (custo por clique) das palavras-chave etc.

2. Woopra – O Woopra é uma ferramenta de Analytics que fornece dados sobre as interações dos usuários em websites e blogs. Enquanto o visitante navega pelo seu site, é possível verificar: de onde ele veio, sua localização aproximada, as ações que realiza na página etc. O Woopra tem um modelo freemium, ou seja, você pode testar gratuitamente a ferramenta, contudo, para obter informações mais refinadas é necessário aderir a um de seus planos. Em suma, é uma boa ferramenta para otimizar a sua página antes de publicar conteúdos em outros ambientes online.

3. Klout -  A ferramenta oferece dados de perfis organizacionais/pessoais, com um ranking que leva em conta fatores de alcance e impacto no Twitter, Facebook e LinkedIn. O Klout possui uma API aberta que é integrada a diversos aplicativos – são mais de 750 parceiros que utilizam os dados Klout, incluindo Hootsuite, CoTweet e Attensity 360. (Ler: Análise completa do Klout)
4. Facebook Insights – O Facebook oferece uma ferramenta própria de estatísticas para pessoas/organizações que possuem páginas de fãs em sua plataforma. O serviço lembra em alguns aspectos oGoogle Analytics - no painel, por exemplo, é possível ter acesso ao número de usuários ativos, número de cliques no botão “curtir”, interações diárias, dados demográficos dos visitantes etc. Em caso de picos de visitações, a ferramenta indica as causas, além de mostrar os conteúdos que mais atraíram os visitantes. Em suma, é uma ferramenta indispensável para quem possui páginas neste Site de Rede Social.
5. Bit.ly – É um encurtador de URL’s que oferece, também, coleta  de dados referente aos cliques realizados em cada link. Com acesso aos cliques dos links encurtados, é possível verificar, por exemplo, quais conteúdos publicados geraram mais alcance ou, então, se uma promoção conseguiu um alto índice de disseminação na rede ou não etc.
6. TubeMogul – Além de facilitar o upload de vídeos para vários sites, o TubeMogule desenvolveu uma plataforma para coletar dados, como: número vistas, minutos vistos, localização geográfica do público, número de incorporações, sites de referência e termos de pesquisa. Com base nessas informações, o usuário pode ter uma melhor compreensão de sua audiência e, desse modo, tomar decisões mais assertivas e rápidas.
7. YouTube Insight – a ferramenta permite que qualquer pessoa com uma conta no YouTube possa ver estatísticas detalhadas sobre a audiência dos vídeos que fez upload no site. O Insight é fundamental para avaliar os esforços de marketing – tanto dentro quanto fora YouTube – e determinar a melhor forma de otimizar as suas campanhas. (Ver vídeo) Com o YouTube Insight é possível obter métricas em torno de pontos de vista e popularidade, como as pessoas chegaram ao seu site/vídeo, o conteúdo clicado, média de páginas por visita, quais partes do seu vídeo foram mais ou menos visualizadas, informações demográficas e envolvimento da comunidade .
8. Alexa Compete Quantcast – Embora o Google Analyticsforneça dados de tráfego mais precisos comparado com os serviços de análise como Compete , Quantcast e Alexa, essas empresas também mostram dados-chave, como: tendências de busca, um conjunto diferente de suposições demográficas e, também, uma comparação entre as medidas do seu site em relação aos seus concorrentes. O Alexa, por exemplo, mostra o “top tráfego” para o seu site a partir de motores de busca (como Google, Bing e Yahoo).

9. Feedburner – Ao utilizar o feedburner, é possível verificar dados (como índice de alcance) sobre quantas pessoas se inscreveram no seu blog ou site. No seu Dashboard, a ferramenta indica a média de assinantes de um Feed, seu alcance, os conteúdos mais visualizado etc.

10. Ferramentas para Twitter: entre as mídias sociais da atualidade, o Twitter é a que possui o maior número de ferramentas e aplicações gratuitas para coletar de dados e informações. Abaixo, fizemos uma lista de algumas dessas ferramentas.

Twitalyzerfunciona para qualquer conta do Twitter, coleta dados de alcance e influência dos perfis avaliados.
Grader.comé um conjunto de ferramentas que ajuda a medir e analisar os esforços de marketing. O Grader mostra a bio, a localização, a história e o número de seguidores do usuário (além de mostrar um escore baseado na comparação com outros perfis cadastrados no site).
TwitterCounterpermite contar registros e comentários referentes a uma campanha que está em andamento.
BackTweetsmostra quantas pessoas você consegue alcançar no Twitter e ajuda a entender como as pessoas interagem com seu perfil ou marca.
Twitterholiccom essa ferramenta, é possível verificar os usuários do Twitter mais populares em sua cidade.
Twittorati e Tweet Reachpossibilitam verificar o alcance potencial de seu perfil no Twitter. O TwitterReach apresenta, também, uma lista dos usuários que mais contribuíram na disseminação do seu perfil/conteúdo. Outro ponto-chave na análise do alcance é a observação dos Retweets recebidos por um determinado perfil ou organização ao longo do tempo. Para isso, sugerimos o RetweetRank / TweetMeme /Twitturly / Retweetist
TweetEffecta ferramenta mostra o efeito dos seus Tweets na audiência e quais deles fizeram você perder ou ganhar seguidores ao longo do tempo.
My Tweepleferramenta básica que permite gerenciar quem você está seguindo e quem está te seguindo.
Apps de Analytics para Twitter - Clique Aqui

11. PostRankfornece informações detalhadas sobre Posts, Tweets, Stumbles, Diggs e FriendFeed tudo em um só lugar. É adequado para blogs e sites com muito conteúdo. No plano gratuito, o usuário pode acompanhar e comparar seus sites e seus concorrentes para obter uma imagem do seu engajamento. Você também pode acompanhar o seu conteúdo estático e offsite (PDFs, vídeos YouTube, o conteúdo SlideShare).

12. SoovoxNo Soovox é possível obter informações sobre o seu QI “quociente de influência social”, partilhar os seus gostos e ganhar recompensas. Na ferramenta, as pessoas podem compartilhar informações sobre diversas marcas e produtos, criando uma base de informações valiosas para organizações que desejam compreender um pouco mais o comportamento do consumidor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...