Ao iniciar a criação de uma loja virtual e trabalhar com comércio eletrônico, é preciso transmitir aos clientes a sensação de confiança e de competência para que os mesmos se sintam mais à vontade para realizar suas negociações.
Uma maneira de passar essa imagem aos clientes é através de conteúdos de alta qualidade, expressando aos clientes exatamente aquilo que eles precisam entender sobre as vendas virtuais e sobre os produtos dispostos para negociação. Esse nível de conteúdo é conquistado através de pesquisas que digam respeito aos próprios consumidores e suas especificações.
A segurança online é outro fator crucial que interfere diretamente na preferência por uma loja virtual. Transparecer que o ambiente de negociação é suficientemente protegido contra fraudes é fundamental. Contudo, o comércio virtual precisa de muito mais do que fatores que garantam a privacidade dos clientes. O e-commerce precisa ser humanizado, precisa pôr em prática seu lado sociável, permitindo manter uma relação duradoura com os consumidores.
Como no comércio eletrônico não existe contato frente a frente com o cliente, é necessário disponibilizar na loja, algumas ferramentas importantes que possibilitem maior contato com os consumidores. Portanto, para conquistar a humanização da loja virtual, há alguns recursos que podem ser melhor aproveitados:
Adicionar Chat à loja
Quando se trata de clientes e a importância dos mesmos em uma loja virtual, é fundamental pensar em seu bem estar e satisfação. Muitos clientes preferem entrar em contato com a loja virtual através de Chat ao invés de telefone, principalmente, quando a loja atende todo o território nacional ou possui clientes internacionais. Com isso, abre-se uma nova maneira de o consumidor entrar em contato com a empresa;
Disponibilizar número de telefone
É muito importante que a loja virtual, ou qualquer tipo de e-commerce possua uma linha telefônica para atender aos clientes. Existem muitas pessoas que preferem o contato direto, que desejam falar e ser ouvidas. Por esse motivo, o telefone pode ser uma ferramenta muito melhor aproveitada quando o assunto é humanizar a loja virtual.
Usar vídeos para tornar a loja mais pessoal
Disponibilizar vídeos sobre o funcionamento dos produtos na loja virtual é uma forma de auxiliar os consumidores no passo-a-passo das funções, quando necessário. Aplicar vídeos nas páginas transmite aos clientes um ‘rosto humano’ à loja virtual e, isso os atrai, pois mostra a preocupação da empresa em facilitar o processo de negociação e aquisição de produtos;
Enviar e-mails personalizados
Um e-mail personalizado não deve se encarado apenas como aquele em que o nome do cliente é alterado no cabeçalho. Pelo contrário, um e-mail personalizado busca um relacionamento interpessoal com o consumidor, podendo ser redigido para o cliente em ocasiões especiais;
Fazer contato pós-venda
Testar a satisfação do cliente após a negociação e a entrega do produto é uma forma muito eficaz de humanizar a loja virtual. Esse recurso deve ser utilizado via e-mail, com o objetivo de mostrar ao cliente que a loja está lá, presente para bem atendê-lo com frequência.
Humanizar a loja online significa possibilitar aos clientes maior abertura para o relacionamento cliente-empresa, sem contar o cliente apenas como mais um. Os clientes atuais são mais exigentes e desejam ser tratados como únicos, por isso, é de grande importância que a humanização seja um fator diferencial das lojas virtuais.
Fonte: Blog E-commerce
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