Como desenvolver um funil de vendas?

funil de vendas?

O que é funil de vendas?

O funil de vendas (ou pipeline) é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio. 
É um modelo estratégico que mostra cada etapa seguida pelo consumidor até fechar a compra.
No funil é ilustrado cada parte da venda, desde o primeiro contato com a sua empresa à pesquisa feita pelo consumidor sobre o item e o mercado que o comercializa, até chegarmos na ação da própria compra.
Existem camadas no funil de vendas. Ele não é um processo homogêneo, mas ocorre por várias etapas.
O funil é dividido em 3 partes, que são:  

Topo do funil

O topo é a parte mais larga do funil, conhecido também como a parte da consciência.
Aqui a pessoa não está ciente sobre uma determinada necessidade ou problema que ela tenha.
Em outras palavras, ela não busca nenhum produto ou serviço e desconhece qualquer demanda. Por isso, ela não é considerado um cliente real (ainda).
A ideia é tornar o visitante em um comprador real.
Logo o importante nessa fase é aumentar o tráfego para atrair futuros clientes, isto é, gerar mais leads.
Para isso, é importante fazer com que o visitante descubra uma necessidade e tenha interesse na sua empresa para avançar para o meio do funil.

Meio do funil

A segunda camada do funil é onde o futuro cliente já descobriu que tem alguma demanda ou problema e busca sua solução.
É o estágio em que ele tem a intenção de comprar um produto ou serviço, mas ainda está em dúvida se deve ou não contratá-lo.
Nesse momento, o futuro consumidor pesquisa mais profundamente sobre a solução que as empresas oferecem e decidem se vão adquirir ou não o item vendido.
Quando ele se decide ele avança para o fundo do funil.

Fundo do funil

Na última parte do funil é que a lead qualificada avalia seu produto ou serviço.
Ela faz comparações com outras empresas e escolhe qual a melhor alternativa.
Em seguida,  ela finaliza todo o processo, realizando a compra.
Ao entender as ideias do funil fica bem claro entender como ele é benéfico para sua organização.

Fonte Rock Content

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