5 dicas de sucesso para marketing em mídias sociais


Eu achei muito interessante esse gráfico (apresentado pelo Marcelo Trípoli no SMBR). Ele marca bem o que estamos vivendo em relação à publicidade nos dias de hoje… É o compartilhamento de informações online desbancando a mídia de massa quando assunto é influência. A mesma apresentação do Trípoli trazia a informação de que 76% dos consumidores não acreditam mais que a publicidade tradicional, aquela que vem guela abaixo nos intervalos da novela, fala a verdade.

Clique para ampliar a imagem.





1. Produção de conteúdo relevante
Conteúdo é a nova propaganda. A simples exposição de mensagem não está com nada. É preciso gerar um conteúdo relevante e interessante para que a repercussão daquilo seja o mais espontânea possível. Um comercial de TV não é ideal para o YouTube. O conteúdo aqui deve ser útil, curioso, conveniente e, se possível, participativo. Propaganda tradicional é pra mídia tradicional, não social.             

2. Ouvindo o usuário         

Outro ponto forte para trabalhar uma marca em Social Media é o relacionamento com o usuário. É essencial ouvir o que ele tem a dizer. A pegada da campanha deve ser baseada nisso.
Para tal é necessário um amplo monitoramento da imagem da marca antes do início da campanha. A opinião do usuário é a chave para uma ação bem-sucedida.
3. Transparência

Criar perfis falsos, comprar opiniões, plantar comentários e enviar spams são tiros no pé. O usuário vai descobrir se você está agindo de má fé e sua ação vai por água abaixo. Autenticidade é fundamental.
4. Disseminar de forma inteligente            

Ao postar sua ação num fórum ou numa comunidade, você está agregando valor a ela? Quão válido foi o seu comentário ali? Ser intrusivo não é indicado. O conteúdo deve ser levado para onde seja útil ao usuário.
5. Inovação

A dica aqui é envolver na ação o uso de novas tecnologias, desenvolvendo ferramentas inovadoras e aplicativos interessantes. Mais uma vez, a propaganda tradicional não tem vez nas mídias sociais. O desafio é dar o usuário o que falar.
Falando em desafio…   

O maior desafio da publicidade em Social Media é estimular a repercussão espontânea do conteúdo. É desenvolver uma ação que seja interessante o bastante para ser transmitida boca-a-boca entre os usuários. Para isso é preciso tornar claro a importância da Social Media e não considerá-lo secundário. O especialista em Social Media deve estar envolvido na campanha desde o início, para evitar que depois do material pronto ouça a célebre frase: “Sai um viralzinho no capricho aí pra mim?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas