A questão dessa cultura é de vital importância pois ela pode construir ou destruir sua organização. Empresas com uma cultura adaptativa que está continuamente alinhada com suas metas de negócio superam seus concorrentes de forma rotineira. Alguns estudos inclusive apontam a diferença em 200% ou mais.
Aqui seguem algumas características de culturas organizacionais que tem sido utilizadas com sucesso.
Decida quais funcionam para sua empresa e implemente-as.
Clareza de propósito.
Comprometimento dos funcionários.
Funcionários completamente auto-suficientes.
Ambiente de trabalho altamente íntegro.
Sólidas relações de confiança.
Liderança altamente efetiva.
Sistemas e processos efetivos.
Remuneração baseada em mérito e programas de reconhecimento.
Foco no cliente.
Comunicação efetiva 360º.
Compromisso com o aprendizado e o desenvolvimento de competências.
Ênfase no recrutamento e na retenção de funcionários fora-de-série.
Alto grau de adaptabilidade.
Alto padrão de responsabilidade.
Explícito suporte à inovação.
Alinhe a Cultura da Empresa (Como administrar a cultura que irá apoiar e valorizar estes comportamentos?)
Você precisa alinhar a cultura de sua empresa com seus imperativos estratégicos (se é que ainda não estão alinhados) e manter este alinhamento continuamente (checando possíveis lacunas periodicamente).
Desenvolva um plano de ação específico, que possa alavancar os pontos positivos de sua cultura atual e corrigir as áreas desalinhadas.
Aprimore, por meio de brainstorms, suas políticas formais e comportamentos diários.
Desenvolva modelos dos comportamentos e ações desejadas.
Consolide um Plano Estratégico Para Gestão da Cultura e monitore rigorosamente todas as suas etapas de implementação.
E, finalmente, comunique sem parar a nova cultura e as ações envolvidas para todos os funcionários.
Somente uma cultura organizacional que esteja alinhada com suas metas, que o ajude a antecipar e a se adaptar às mudanças, vai ajudá-lo a alcançar uma performance superior a longo prazo.
O administrador natural da cultura de uma empresa é a área de Recursos Humanos. Portanto, se você é de RH, comece já, pois os reflexos da gestão cultural são de longo prazo.
Se você não é de RH, dê um jeito deste artigo chegar o mais rápido possível às mãos do seu colega que cuida do capital humano de sua empresa: todos tem a ganhar com este processo.
Curti a postagem sucesso!!
ResponderExcluirhttp://bncanal.blogspot.com