Conceito de shopper, comportamento e atitudes de compra no varejo

Shopper, na tradução literal, significa comprador. Entender o comportamento do comprador tem sido uma tarefa desempenhada por algumas empresas para poder atender melhor às expectativas e anseios do seu target. 

Com essa atitude das empresas, surge o shopper marketing, traduzido como o esforço no desenvolvimento de estímulos para atender às necessidades dos compradores e proporcionar satisfatória experiência nas compras, sendo que esses estímulos são baseados em um profundo conhecimento do comportamento do consumidor. 

Esse esforço em entender o shopper e sua segmentação acaba por agregar valor às marcas e criar uma relação mais direta entre fabricantes, varejistas e o consumidor. Vale ressaltar que a denominação de shopper não vem sendo atribuída a qualquer consumidor, ou ao consumidor comum, aquele que faz suas compras por impulso, sem critérios para sua escolha. 

O shopper é o cliente que antes de sua aquisição pondera custo e benefício do produto que pretende adquirir, bem como avalia diferenciais, benefícios, analisa e pondera antes de tomar sua decisão. Esse tipo de consumidor valoriza o relacionamento com as marcas e com as empresas, por isso, pesquisa concorrência, leva em conta a influência exercida no ponto de venda, preza o contato com fornecedores e a responsabilidade e posicionamento dessas empresas frente à sociedade e ao meio ambiente. 

Com esse perfil mais crítico e seletivo, o shopper tornou-se mais exigente e, consequentemente, menos fiel às marcas, por isso, vem merecendo atenção das empresas e também sendo alvo de diversas matérias em publicações especializadas. Com a maior possibilidade de escolhas, os shoppers tornaram-se também menos fiéis a marcas e muito mais difíceis de serem atingidos, conforme complementa Sousa, na mesma matéria para o Mundo do Marketing: 

Apesar da falta de fidelização dos shoppers ser uma tendência quase inevitável, a capacidade das marcas desenvolverem estratégias de Marketing e Comunicação é uma saída viável para atrair clientes e criar formas de relacionamento mais duradouro. Para tanto, cabem aos próprios grupos entenderem quem é seu público alvo, o que eles querem e, mais importante ainda, se esse consumidor é significativo para seu negócio. (...) Banal para alguns, fundamental para outros, a segmentação e a compreensão do que os shoppers querem é a saída para um mercado tão instável do ponto de vista da preferência. 

SOUSA, Isa. Shopper mais exigente força adaptação das marcas. Mundo do Marketing http://www.mundodomarketing.com.br/. Acesso em 10 dez.2012

 Mundo do Marketing, matéria “Visibilidade no PDV é fator de sucesso para lançamentos”, de Thiago Terra
 Mundo do Marketing, matéria “Visibilidade no PDV é fator de sucesso para lançamentos”, de Thiago Terra

Uma pesquisa, encomendada pela revista Supermercado Moderno, realizada pela Toolbox TM com cerca de 1.500 consumidores, aponta comportamento de consumo no ponto de venda (PDV) e as influências para esse consumo.

Um dos principais pontos detectados é o prévio conhecimento dos produtos pelos entrevistados antes de chegar ao PDV.

A pesquisa aponta que o principal fator para o sucesso de um lançamento é sua visibilidade no ponto de venda, já que, em virtude do conhecimento prévio apresentado pelo shopper, a disponibilização e visibilidade no PDV são fundamentais para que possa chamar a atenção do consumidor e para que ocorra a experimentação do produto. Nessa pesquisa, foi detectado que muitas pessoas tomam conhecimento dos lançamentos de novos produtos pela TV, no entanto, decidem pela compra no próprio PDV.

A ilustração a seguir, produzida com dados da pesquisa da ToolBox TM, demonstra a intenção de fidelidade dos shoppers por categoria de produtos.


Fonte: TERRA, ThiagoVisibilidade no PDV é fator de sucesso para lançamentos. Mundo do Marketing. 
Disponível em: www.mundodomarketing.com.br

Outro dado relevante encontrado na pesquisa da ToolBox TM é o movimento de varejistas na adequação de sortimentos de produtos de forma a atender ao desejo do shopper. Para isso, é dedicado mais espaço para itens que são detectados como mais desejáveis, de forma a facilitar o encontro do objeto de desejo e propiciar a compra. Em contrapartida, a pesquisa mostra que a pior experiência que o shopper pode ter com o varejo é não encontrar, nas prateleiras, o produto que ele procura. Esse é considerado um dos principais motivos de irritação dos consumidores.



15º Encontro Locaweb

Vale marcar no seu celular, anotar na agenda e até no post-it!

Só não vale perder o 15º Encontro Locaweb de Profissionais de Internet em Porto Alegre, que acontece no dia 23 de maio.

Evento custa 70,00, mas com este código: 15elwpromo - sai por 50,00. Agora não tem desculpa pra não ir. Corre! A gente se vê lá! http://www.encontrolocaweb.com.br/



15º Encontro Locaweb

Seus downloads estão sendo bloqueados por protetores de link? O que você precisa é do AntiProtetor.in

AntiProtetor.in é um serviço online com a simples, mas prática, função de desproteger praticamente qualquer URL bloqueada. 

Com ele, basta copiar o endereço dos links protegidos no campo especificado no site e selecionar a opção “Desproteger Links”. Um grande destaque do AntiProtetor.in está no fato de ele indicar, na lista de páginas desprotegidas, se o arquivo está disponível para download ou offline. 

 Além disso, se você costuma usar o JDownloader como gerenciador de downloads, o serviço também oferece a opção de criar um arquivo por meio do qual é possível baixar o conteúdo da URL desprotegida sem precisar acessar sua página de transferência.  

Link desprotegido


Atalho no navegador

A página do AntiProtetor.in é mais completa do que suas extensões para FirefoxGoogle ChromeOpera e Safari, pois apresenta a opção de compartilhar a URL ou salvá-la para baixar via JDownloader. Ao usá-las, no entanto, sempre ao chegar à página protegida, basta clicar sobre o ícone do complemento para conseguir o link de download. Ou seja, apesar de menos completo, é mais prático.

Simplicidade é a chave

Ao topar com uma página de cadastro do celular, copie sua URL da barra de endereços e acesse o AntiProtetor.in. Com o site carregado, simplesmente cole o link no único campo disponível e selecione “Desproteger Links” – caso você queira o link de várias páginas, basta pressionar Enter após cada endereço.

Campo de desproteção

Uma vez com a conversão realizada, os links extraídos aparecem em forma de lista na tela – clique sobre eles para abri-los em novas abas. Se o endereço estiver funcionando e for possível baixar o arquivo, haverá um círculo verde ao lado da URL (um vermelho no caso contrário).

Para baixar com o gerenciador, use a opção “Salvar DLC para JDownloader”. Por outro lado, se você quiser compartilhar a página descoberta com seus amigos, use “Compartilhar Links” – isso faz uma nova área aparecer na página, em que é possível copiar um link personalizado para acessar o arquivo.




Campanha contra a dengue capa para facebook

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O Marco SAVE é uma mudança do modelo de marketing tradicional dos 4Ps

O Marco SAVE (Solução, Acesso, Valor, Educação), como descrito recentemente na Harvard Business Review, é um padrão perfeito para o seu conteúdo e estratégia de marketing. Ele diz como isso pode ser a peça central de sua estratégia centrada no cliente. 

 A revista Harvard Business Review publicou um artigo sobre o Marco SAVE. Esta é uma mudança do modelo de marketing tradicional dos 4Ps. Os autores afirmam que, no mundo B2B, hoje, o modelo clássico (destaque do produto, praça ou local, preço e promoção) não são necessariamente irrelevantes, apenas “precisam ser reinterpretado para servir anunciantes B2B.”




A edição e comercialização de conteúdo são um exemplo perfeito do presente quadro. De acordo com os autores, “o marco SAVE é a peça central de uma solução de vendas estratégicas.”.
O marco se encaixa como uma luva para a sua estratégia editorial. Para atrair potenciais clientes / clientes, mantê-los, de modo que o seu conteúdo seja valioso e compartilhável, você deve seguir o SAVE. Muitos já o fazem, mas não o chama como tal.
Muitos outros ainda estão procurando o modelo que funciona melhor, o modelo ajudaria a estabelecer uma estratégia de conteúdo bem-sucedida, eficaz e duradoura. Eu acho que o Marco SAVE pode ajudar tremendamente.
O que é o marco SAVE? A ênfase do modelo 4Ps foi alterada de:
  • Produtos a soluções S
  • Praça a Acesso A
  • Preço a Valor V
  • Promoção à educação E
Esta é a forma como o processo de salvamento pode orientar sua estratégia de conteúdo.

EM VEZ DE PRODUTO, CONCENTRA-SE NA SOLUÇÃO

O SAVE diz: “Definir as propostas que atendam às necessidades, não as suas características, funções ou superioridade tecnológica.”.
Portanto, sua estratégia de conteúdo deve ser focada no cliente. Pergunte a si mesmo: 
  • Quem são seus potenciais clientes / clientes?
  • Quais são os seus principais pontos fracos?
  • Como você pode ajudar a viver / trabalhar melhor?
Por meio de conteúdo relevante e útil para ajudá-los a aprender os benefícios de seus produtos e serviços. 

EM VEZ DE PRAÇA OU LUGAR, CENTRA-SE NO ACESSO 

O SAVE  diz: “Desenvolver uma presença multicanal integrada e considerar os clientes para uma viagem de compra completa.” 
Se trata de saber onde seus clientes potenciais / clientes têm que ir e o que exatamente eles fazem lá, sua marca deve ser acessível lá. Esta é basicamente uma questão de distribuição de conteúdo.
O Acesso  é a integração de todos os canais e as ferramentas disponíveis para torná-los relevantes para os seus clientes e potenciais / clientes. 
Você deve saber em qual canal está presente se é no ( Facebook , blog, , Twitter ,Pinterest , uma revista impressa, um boletim de notícias, etc) e por quê. 

EM VEZ DO PREÇO, O FOCO NO VALOR

O SAVE  diz, “articular os benefícios relativos ao preço, em vez de enfatizar o preço em termos de custos de produção, margens de lucro, ou concorrência de preços.” 
Seus clientes e prospects têm uma necessidade de sentir que o seu conteúdo é de grande valor para eles. De acordo com Sharon Tanton conteúdo valioso é:
  • Útil - Há uma diferença, responde a uma pergunta genuína.
  • Entreter - provoca uma reação. Sorriso, rir ou pensar – as pessoas respondem a ele e desejam compartilhar.
  • Autêntico - genuíno e original. Escrito com o coração, ele conta uma história que as pessoas entendem e respondem.
  • Relevante - está firmemente enraizado no mundo do cliente, faz todo o sentido.
  • Oportuno - enviado no momento certo, você começa a plateia quando eles estão mais receptivos.

EM VEZ DE PROMOÇÃO, CONCENTRE-SE NA EDUCAÇÃO 

Marco SAVE diz: “Fornecer informações relevantes para as necessidades específicas dos clientes em todas as fases do ciclo de compra, em vez de depender de publicidade, relações públicas…” 
De acordo com Marcus Sheridanmarketing de conteúdo é educar seus prospects / clientes, “Nós somos apenas os professores . “ 
Então, faça isso. Responder às suas perspectivas / questões dos clientes. Como Marcus gosta de dizer, se você me perguntar, responda. Pergunte a todos na sua empresa que estão em contato com os seus clientes (no meio de chamadas no departamento de vendas, no departamento de achados e perdidos, etc) Para escrever todas as perguntas perspectivas / clientes que podem ter , não importa quão insignificante são. 
No entanto, ajudá-los a viver / trabalhar melhor. 
Fonte: conversandocomclientes.org 
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