Promoções no Twitter


Há quem diga que as promoções no Twitter são uma verdadeira praga. Na verdade, esta é uma prática cada vez mais comum entre as empresas – e eu diria até mesmo banal, em alguns casos.  A empresa deve ter uma coisa em foco no momento de criar uma promoção no Twitter: objetivo

Isso mesmo. A empresa deve ter um objetivo bem definido antes de criar qualquer promoção. O que você quer ganhar fazendo a promoção? Ela deve aumentar o número de seguidores? Deve fidelizar seu público? Gerar buzz sobre a marca? Essas apenas são as perguntas iniciais que devem ser feitas.

Na semana passada, divulgamos uma pesquisa que dizia que 31% dos seguidores de empresas/marcas estão atrás de descontos e promoções através do Twitter. Você também pode pensar dessa forma: um a cada três seguidores seus podem lhe dar unfollow se você não fizer uma promoção ou der descontos através do Twitter (Okay, adimito que estou forçando um pouco a barra, mas isto pode acontecer, certo?).

De qualquer forma, o planejamento de uma promoção no Twitter precisa ser feito: deve-se criar um hotsite ou uma página que contenha detalhes da promoção, como regulamento, regulamento e regulamento (ah, não se esquecer de usar aquele texto persuasivo, como de sempre!).  

Nada pode frustrar mais um seguidor e gerar um tremendo buzz negativo do que ganhar a promoção e não levar o prêmio. Portanto seja suscinto no regulamento, use palavras fáceis e coloque-o num lugar onde o acesso seja fácil e todos possam ler. Vale à pena dar uma olhada no post do Kingo Labs sobre regras das promoções no Twitter.

Continuando: deve-se planejar o dia da promoção e escolher o tempo que a promoção estará no ar. Observando algumas promoções no Twitter, posso dizer que o tempo de duração de uma promoção deve ser diretamente proporcional ao valor do prêmio. Nada de levar um mês para sortear um livro. Nem fazer uma promoção de um único dia para presentar um Playstation 3. Tempo é essencial.

Foque no seu público: hoje em dia existem até sites especiais somente para a divulgação de promoções e descontos no Twitter. Quanto mais próximo for o prêmio do público alvo, menores são as chances de ganhar seguidores fantasmas, ou seja, aqueles que aparecem de repente e somem do nada: não propagarão a sua marca e lhe darão unfollow assim que perceberem que perderam a promoção.

Agora é só mandar ver na promoção e ver o número de seguidores dispararem na sua conta. Mas lembre-se que apenas ter muitos seguidores não significa sucesso nas mídias sociais. A internet é um meio de interação, onde a qualidade é mais importante que a quantidade. Futuramente colocarei aqui um case de uma empresa que conseguiu gerar um Buzz maior que a concorrente (que tinha mais seguidores) porque ela dava mais atenção aos seus seguidores que a concorrente, que simplesmente contava números.

Post original no Web Diálogos
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