Foursquare: rede social?

Foursquare é uma rede social onde você fala onde está, visualiza onde outras pessoas estão e, principalmente, compartilha os lugares com seus amigos. O lugar ideal para usar o Foursquare é no seu celular. Há versões para iPhone, aparelhos com Android, do Google, e das marcas BlackBerry e Palm.
Como funciona o foursquare
No celular, o Foursquare usa tanto a rede 3G quanto o GPS (quando disponíveis) para localizar a posição exata do usuário e atualizar o sistema.

Foursquare Check-in
Para o usuário informar onde está localizado, o Foursquare tem um serviço chamado check-in, nome bem sugestivo e de fácil compreensão para quem já viajou pelo menos uma vez de avião.

Quando se está no celular, o aplicativo instalado usa o GPS para identificar o lugar e mostrar uma lista de estabelecimentos a sua volta. No acesso via web é possível localizar lugares e indicar ao site sem o auxílio do GPS.
Ao indicar o lugar onde você está, é possível informar a seus contatos no Foursquare e também no Twitter e Facebook.

Onde estão meus amigos?
Além de notificar seus amigos onde você está, o Foursquare permite que você visualize onde seus amigos estão. Essa é uma das propostas, fazer com que as pessoas se encontrarem mais facilmente ou pelo menos saibam onde seus amigos estão.
Imagine você caminhando num shopping e dar de cara com um amigo. Algumas vezes é possível encontrar mais de uma pessoa conhecida no local em que você está. Com as pessoas sinalizando onde estão, fica mais fácil encontrá-las, o Foursquare é ideal para marcar encontros em lugares com muito movimento e que você não conheça tão bem.

Mas só é possível informar onde estou?
Além de informar onde está, você pode fazer comentários sobre o lugar, transformando o Foursquare em um guia informal com a opinião de seus contatos sobre todo tipo de lugar, desde restaurantes a teatros, de praças a cafés, empresas e locais públicos. Enfim, qualquer lugar que a pessoa queira marcar.

Além dos comentários sobre o lugar onde você está, o aplicativo também mostra comentários sobre os estabelecimentos próximos, o que é muito útil para saber onde há uma boa pizzaria nas redondezas, claro que de acordo com a opinião das pessoas que lá estiveram.
Além disso você pode guardar as dicas mais interessantes em uma lista, assim você pode lembrar sempre que quiser dos lugares que passou perto e achou interessante.

O Foursquare tem um sistema de ranking entre seus usuários, cada lugar que o usuário faz “check-in” gera uma pontuação. O usuário que mais vezes esteve em um lugar se torna o “mayor”, ou em bom português: “prefeito”. Ser o prefeito permite que a pessoa edite detalhes do lugar dentro do site. Mas, é claro, se for superado por alguém, o prefeito perderá o cargo.

Quanto mais se usa o serviço, mais acumula pontos, e as ações geram troféus, o que torna o Foursquare uma espécie de jogo.
O “jogo” consiste em ganhar BADGES, ou seja, medalhas (não é uma tradução literal). Esses badges vem de acordo com algumas missões que o usuário tem que cumprir, como, por exemplo, visitar (realizar “check-in”) em 10 lugares diferentes, ou mesmo visitar 10 lugares marcados como pizzaria – você ganha uma medalha de “pizzaiolo”.
Uma característica dos badges é a correta identificação dos lugares através de tags – se você, por exemplo, for a uma pizzaria que não tem a tag “pizza”, o site não vai contabilizar como sendo uma visita à pizzaria, mas o lado bom é que estas tags são mantidas pelos usuários, ou seja, vendo que o estabelecimento não tem a tag correta, basta cadastrá-la.
Com o passar do tempo – e com o uso do serviço – o usuário acumula estas medalhas que, na prática, não tem uma grande utilidade, a não ser a disputa com outros usuários.

Foursquare, rede criada e mantida pelos usuários
O Foursquare é colaborativo. O site não vem com uma lista de lugares cadastrados, isso é feito pelos usuários que, ao pesquisar um local e identificando que ele não é cadastrado, podem realizar o cadastro. Os demais usuários que forem ao mesmo local passarão a enxergar o local criado, podendo realizar comentários.

Foursquare e as questões de segurança e privacidade
É notório que um serviço como este tem impacto em questões de privacidade e segurança, por isso damos algumas dicas:
Evite marcar sua casa no serviço, ainda mais descrevendo o local como casa ou qualquer outro termo em português ou inglês que identifique aquele local como sua residência. Fazer isso expõe sua morada a qualquer um na rede que, através de uma busca simples, pode determinar onde você mora. Essa informação nas mãos de criminosos pode ser um prato cheio;
Evite informar lugares onde você estará sozinho, lugares públicos são sempre mais seguros. Use e abuse das opções de privacidade do aplicativo, por onde você pode apenar marcar onde está de forma privada ou mesmo pública, mas sem avisar seus contatos;
Compartilhar lugares em redes como Twitter ou Facebook pode gerar um efeito bola de neve, pois a informação fica pública não só para seus contatos, mas como para qualquer internauta que acesse a rede ou mesmo leia um “retweet” de seu contato.

O uso do Foursquare no Brasil em números
Uso do Foursquare por cidades no Brasil
Uso do Foursquare por cidades no Brasil
Uso do Foursquare no Brasil por dias da semana
Uso do Foursquare por dias da semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas