Foursquare é uma rede social onde você fala onde está, visualiza onde outras pessoas estão e, principalmente, compartilha os lugares com seus amigos. O lugar ideal para usar o Foursquare é no seu celular. Há versões para iPhone, aparelhos com Android, do Google, e das marcas BlackBerry e Palm.
No celular, o Foursquare usa tanto a rede 3G quanto o GPS (quando disponíveis) para localizar a posição exata do usuário e atualizar o sistema.
Foursquare Check-in
Para o usuário informar onde está localizado, o Foursquare tem um serviço chamado check-in, nome bem sugestivo e de fácil compreensão para quem já viajou pelo menos uma vez de avião.
Quando se está no celular, o aplicativo instalado usa o GPS para identificar o lugar e mostrar uma lista de estabelecimentos a sua volta. No acesso via web é possível localizar lugares e indicar ao site sem o auxílio do GPS.
Ao indicar o lugar onde você está, é possível informar a seus contatos no Foursquare e também no Twitter e Facebook.
Onde estão meus amigos?
Além de notificar seus amigos onde você está, o Foursquare permite que você visualize onde seus amigos estão. Essa é uma das propostas, fazer com que as pessoas se encontrarem mais facilmente ou pelo menos saibam onde seus amigos estão.
Imagine você caminhando num shopping e dar de cara com um amigo. Algumas vezes é possível encontrar mais de uma pessoa conhecida no local em que você está. Com as pessoas sinalizando onde estão, fica mais fácil encontrá-las, o Foursquare é ideal para marcar encontros em lugares com muito movimento e que você não conheça tão bem.
Mas só é possível informar onde estou?
Além de informar onde está, você pode fazer comentários sobre o lugar, transformando o Foursquare em um guia informal com a opinião de seus contatos sobre todo tipo de lugar, desde restaurantes a teatros, de praças a cafés, empresas e locais públicos. Enfim, qualquer lugar que a pessoa queira marcar.
Além dos comentários sobre o lugar onde você está, o aplicativo também mostra comentários sobre os estabelecimentos próximos, o que é muito útil para saber onde há uma boa pizzaria nas redondezas, claro que de acordo com a opinião das pessoas que lá estiveram.
Além disso você pode guardar as dicas mais interessantes em uma lista, assim você pode lembrar sempre que quiser dos lugares que passou perto e achou interessante.
O Foursquare tem um sistema de ranking entre seus usuários, cada lugar que o usuário faz “check-in” gera uma pontuação. O usuário que mais vezes esteve em um lugar se torna o “mayor”, ou em bom português: “prefeito”. Ser o prefeito permite que a pessoa edite detalhes do lugar dentro do site. Mas, é claro, se for superado por alguém, o prefeito perderá o cargo.
Quanto mais se usa o serviço, mais acumula pontos, e as ações geram troféus, o que torna o Foursquare uma espécie de jogo.
O “jogo” consiste em ganhar BADGES, ou seja, medalhas (não é uma tradução literal). Esses badges vem de acordo com algumas missões que o usuário tem que cumprir, como, por exemplo, visitar (realizar “check-in”) em 10 lugares diferentes, ou mesmo visitar 10 lugares marcados como pizzaria – você ganha uma medalha de “pizzaiolo”.
Uma característica dos badges é a correta identificação dos lugares através de tags – se você, por exemplo, for a uma pizzaria que não tem a tag “pizza”, o site não vai contabilizar como sendo uma visita à pizzaria, mas o lado bom é que estas tags são mantidas pelos usuários, ou seja, vendo que o estabelecimento não tem a tag correta, basta cadastrá-la.
Com o passar do tempo – e com o uso do serviço – o usuário acumula estas medalhas que, na prática, não tem uma grande utilidade, a não ser a disputa com outros usuários.
Foursquare, rede criada e mantida pelos usuários
O Foursquare é colaborativo. O site não vem com uma lista de lugares cadastrados, isso é feito pelos usuários que, ao pesquisar um local e identificando que ele não é cadastrado, podem realizar o cadastro. Os demais usuários que forem ao mesmo local passarão a enxergar o local criado, podendo realizar comentários.
Foursquare e as questões de segurança e privacidade
É notório que um serviço como este tem impacto em questões de privacidade e segurança, por isso damos algumas dicas:
Evite marcar sua casa no serviço, ainda mais descrevendo o local como casa ou qualquer outro termo em português ou inglês que identifique aquele local como sua residência. Fazer isso expõe sua morada a qualquer um na rede que, através de uma busca simples, pode determinar onde você mora. Essa informação nas mãos de criminosos pode ser um prato cheio;
Evite informar lugares onde você estará sozinho, lugares públicos são sempre mais seguros. Use e abuse das opções de privacidade do aplicativo, por onde você pode apenar marcar onde está de forma privada ou mesmo pública, mas sem avisar seus contatos;
Compartilhar lugares em redes como Twitter ou Facebook pode gerar um efeito bola de neve, pois a informação fica pública não só para seus contatos, mas como para qualquer internauta que acesse a rede ou mesmo leia um “retweet” de seu contato.
O uso do Foursquare no Brasil em números
Uso do Foursquare por cidades no Brasil
Uso do Foursquare por dias da semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário