Identidade digital: como nos reinventamos nas mídias sociais.

Ponto do Marketing Por Camila Carrano
 
Uma das características principais do mundo online é o fato podermos nos reinventar. Sempre tentamos mostrar o melhor de nós, ou o que desejamos que os outros “enxerguem” sobre nossa própria imagem. Nossos perfis nas mídias sociais são utilizados muitas vezes então para recriar nossas realidades. Criamos ou fortalecemos a nossa identidade por meio das novas tecnologias.
As possibilidades de conexão, partilha e criação que utilizamos na comunicação digital nos abre portas para expormos as informações que achamos relevantes para nosso público (seguidores, amigos, etc), até a forma como assinamos digitalmente, quando podemos recriar nossos nomes. Eu, por exemplo, geralmente assino meus trabalhos como Camila Carrano, porém meu perfil no Twitter é @camilajoaquina. Isso sempre me leva a ter que dar explicações a respeito da escolha do nome. Assim, minha identidade digital pode ser considerada a tal Camila Joaquina, apesar de não utilizar para nada além do meu twitter.
A forma que utilizamos as redes sociais também se altera. Muitas vezes temos posturas diferentes nas diversas plataformas. Voltando ao meu exemplo, meu twitter é primeiramente profissional onde disponibilizo links sobre comunicação social e cultura, e às vezes alguma opinião sobre algo que me estressa, diferente do meu Orkut, onde apenas mantenho para alguns amigos terem contato comigo, e o Tumblr que é totalmente pessoal com os meus principais hobbys.
As diversas posturas e escolhas de posicionamento que utilizamos no mundo digital se tornam um espaço para criatividade de cada um, sendo um diferencial entre os diversos perfis. É uma forma de autoconhecimento e persistência do que antes chamávamos de sonhos, e hoje podemos incluí-los dentro de possibilidades. Com moderação e noção, a imagem que criamos de nós mesmos dentro da internet possibilita acesso não apenas ao que somos, mas  também o que queremos chegar a ser.
Ter uma identidade digital transparente, real e sincera permite ter contato com pessoas que compartilham das mesmas ideias e pensamentos. Por que então perder essa grande oportunidade de conhecer e dividir experiências com pessoas que realmente irão se importar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas