Relógios de plástico, coloridos e com preços acessíveis marcaram a história da Swatch. A marca suíça criada no final dos anos 1970 reanimou e transformou a indústria relojoeira do país, que passava por dificuldades. Os produtos diferenciados e acessíveis, perfeitos para a venda em massa, fizeram sucesso, mas também passaram por modificações e adaptações ao longo dos anos, mudando o perfil inicial da marca. Para aumentar as vendas e resgatar o espírito da Swatch, a empresa começou a trabalhar sob o conceito “Back to the Roots” (de volta às raízes) e investe no potencial do mercado brasileiro.
Para manter a filosofia
Desde o lançamento do primeiro relógio, a Swatch tem “inovação, provocação e entusiasmo” como filosofia. Por isso, toda peça desenvolvida nas diferentes coleções da marca são pensadas para levarem consigo esse espírito, com o objetivo de atrair o principal público da marca, jovens entre 18 e 35 anos.
Marketing no Brasil
Para promover o portfólio da marca em terra brasileiras, a Swatch investe principalmente em patrocínio, mídia e eventos para lançamentos de coleções. Em todo o mundo o grupo associa à marca a esportes como o snowboard. No Brasil, o patrocínio vai para o vôlei de praia, que já ganhou inclusive um relógio especial. Para aproximar a marca do consumidor brasileiro, a Swatch também investiu em uma parceria com a Devassa durante o carnaval carioca.
Entre as ações de destaque do grupo no Brasil estão as pulseirinhas para áreas vip em formato de relógios para promover a coleção Color Code. A pulseira, presente em diversos eventos do país, ganhou notoriedade até em Cannes, onde a iniciativa criada pela Publicis foi premiada na categoria novas mídias. “Tivemos mais de R$ 10 milhões em mídia espontânea para uma ação que nos custou apenas R$ 7 mil com a produção”, conta Manoela.
FONTE:Mundo do Marketing
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